Artista recebe Título de Cidadã Araraquarense na Câmara

Indicação foi do vereador José Carlos Porsani (PSDB)

Arte-educadora e artista plástica consagrada nacional e internacionalmente, Euzânia Batista Ferreira Andrade também foi presidente da Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) e secretária municipal de Cultura. Por essas e outras realizações, ela foi homenageada com o Título de Cidadã Araraquarense, entregue na noite da sexta-feira (31), diante de um Plenário lotado na Câmara Municipal. A indicação do vereador José Carlos Porsani (PSDB) foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

“Euzânia é um exemplo de mulher, artista e educadora que esculpiu sua marca em todos os campos em que atuou, principalmente na área artística, tão importante para a expressão humana”, justificou Porsani. O título é uma das mais significativas honrarias concedidas a pessoas não nascidas na cidade.

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), reforçou a importância da homenageada para Araraquara: “seu trabalho foi essencial para o fortalecimento de políticas públicas para as artes no município”, destacou.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), o título é um reconhecimento a uma das “mais ferrenhas lutadoras pela arte que a cidade já teve”. “Seu empenho foi fundamental para criação de movimentos artísticos que recolocaram Araraquara em um patamar invejável no Estado de São Paulo”, disse.

Emocionada, Euzânia se disse honrada e feliz com a homenagem: “Araraquara me recebeu muito gentilmente e aqui pude ensinar, mas principalmente, aprender todos os dias. Meus instrumentos, minhas armas, são a arte e a educação, porque sei que, realmente, elas podem transformar as pessoas, e o mundo.”

A solenidade ainda contou com a performance do artista Tárcio Costa, que declamou um cordel narrando a trajetória da homenageada.

O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e outras autoridades também participaram do evento.

Sobre a artista

Mineira, Euzânia Batista Ferreira Andrade nasceu na Fazenda do Barreiro, hoje município de Centralina, em 1953, mas seu registro foi em Canápolis. É filha de João e Zulmira e tem dois irmãos: Edson e Hélio. Com 15 anos, mudou-se para Uberlândia e depois para Uberaba, onde passou a juventude e cursou Comunicação Visual, Desenho e Plástica e Educação Artística na Universidade Federal de Uberlândia. Embora se destacasse como artista, seu grande sonho era ser professora, o que veio a acontecer na década de 1970. Já casada, em 1979, mudou-se para Ribeirão Preto e, no ano seguinte, para Araraquara, onde criou os dois filhos: Renato e Giovana. Aqui, conheceu Lauro Monteiro, Maria Cecília Albino, leda Pinto de Oliveira e Joaquim Campos Filho. O quinteto foi um dos responsáveis pela fundação da Casa da Cultura e pela idealização da Semana Luís Antônio Martinez Corrêa. Na Prefeitura, foi coordenadora de projetos, presidente da Fundart e secretária municipal de Cultura. Mestre e doutora, Euzânia segue com exposições pelo Brasil e Exterior, além de lecionar na Universidade Paulista (Unip) e atuar como voluntária no grupo Amor Exigente.

Confira as fotos aqui

Publicado em: 31/05/2019 23:10:30