EL e INSS promovem palestra sobre previdência no Cras do Cruzeiro do Sul

Nas próximas semanas, outras unidades devem receber explanação

Na quarta-feira (15), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) "Ida Garcia da Cruz", localizado no Jardim Ieda, recebeu uma palestra a fim de esclarecer sobre as regras para a concessão dos benefícios e os direitos e deveres dos segurados. A explanação foi organizada e promovida pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal, em cooperação com a Gerência Executiva de Araraquara do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP).

Contando com a presença de moradoras da região atendida pelo Cras, a palestra abordou assuntos relacionados às condições essenciais para ter direito aos benefícios da Previdência Social, como aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, Fator Previdenciário, auxílios e pensões. O gerente executivo do INSS em Araraquara, Arquibaldo Delfino Silva, destacou a importância da iniciativa. “Durante uma reunião que tive com a Escola do Legislativo, lembrei de algumas palestras que ministramos em outros Cras do município, tratando justamente da área previdenciária. Sentimos uma carência de conhecimento das pessoas a respeito dos seus direitos, e o PEP vem para suprir essa necessidade”, pontuou. A analista do Seguro Social e coordenadora do PEP na gerência Executiva de Araraquara, Elizângela Lelis da Cunha, ressaltou a fala do colega e disse que o programa facilita a relação dos munícipes com o instituto. “O objetivo é aproximar o INSS da população. Hoje, quanto maior é conhecimento do cidadão sobre seus direitos e deveres, melhor será a construção da cidadania e do nosso trabalho”, frisou.

“O Projeto nos Cras vai ao encontro do objetivo da Escola do Legislativo, que é aproximar o poder público da sociedade por meio da educação política e contribuir para o exercício da cidadania. Pretende-se com esse evento ampliar o conhecimento da comunidade para o exercício consciente de seus direitos e deveres junto à Política Previdenciária”, completou a assistente técnica da EL Ana Paula Escamilha. A moradora Marilene dos Santos agradeceu ao Legislativo e ao INSS pela explanação. “As explicações foram muito boas. Às vezes, temos dúvidas sobre o tema na família. Afinal, todos nós queremos ter um dinheiro para sobreviver no futuro”, disse. A também assistente técnica da EL, Bruna Brasil, esteve presente na palestra.

Programação

Confira a programação da palestra “Direitos e deveres básicos da Previdência Social”:

16/05 – Cras do Cecap

23/05 – Cras do São Rafael

06/06 – Cras do Parque São Paulo

O horário é sempre das 9 às 11 horas. É gratuito e com emissão de certificado.

Confira as fotos aqui.

Publicado em: 15/05/2019 14:49:39