Tempo para disponibilização de vagas no PAT segue inalterado

Resposta foi dada pela Prefeitura à solicitação feita pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) obteve resposta quanto ao questionamento feito ao o vice-prefeito e titular da pasta do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), sobre a possibilidade de as vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ficarem, por um tempo fixo, a serviço da população. No documento, o secretário elenca alguns avanços no sistema e lamenta que “infelizmente, não é possível atender a todos”.

“Nosso principal trabalho é a intermediação de mão de obra entre trabalhadores e  empresários”, informou Damiano. Segundo ele, as vagas administrativas são as que geram mais reclamações: “Normalmente se encerram em menos de uma hora, pois recebemos mais de 100 currículos em poucos minutos”. Por sua vez, o secretário listou algumas oportunidades disponíveis desde o início do mês que ainda não foram preenchidas, como carpinteiro e eletricista de automóveis, “talvez, por falta de capacitação”, pontua. Na resposta, Damiano afirma que, inicialmente, só era possível verificar as possibilidades de trabalho presencialmente, mas agora as oportunidades ficam também acessíveis pelo Facebook PAT Araraquara, permitindo ao candidato confirmar seu interesse, por e-mail enviado ao PAT, informando o nome da vaga e o número do PIS. Vale destacar que o atendimento presencial segue normalmente. O vereador aprova as melhorias realizadas, mas contrapõe dizendo que “uma melhor divulgação dos meios de como se candidatar a uma vaga de emprego disponibilizada no PAT seria essencial para que mais pessoas tenham acesso, inclusive no ‘Canal Direto’, no Facebook da Prefeitura, que consiste em lives (transmissões ao vivo) com representantes das Secretarias do Executivo”.

Serviço

O PAT faz a intermediação entre as empresas e as pessoas que procuram emprego, emite carteiras profissionais e auxilia na obtenção do seguro-desemprego. O Facebook PAT Araraquara atua em tempo real, a partir das 7h15, durante o dia todo. Os interessados também podem cadastrar o currículo pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45, no Centro Administrativo e Social “Weenis Dias Macieira”, na Rua Ivo Magnani, 200 (ao lado do Cear). Os seguintes documentos são necessários: carteira de trabalho, PIS/Pasep, RG e CPF, além do currículo atualizado. Mais informações pelos telefones: (16) 3311-6326 e 3322-9530.

Publicado em: 30/04/2019 15:29:04