Terrenos inacessíveis sofrem com desvalorização imobiliária

Vereador Gerson da Farmácia (MDB) constatou falta de via de acesso em região valorizada da cidade

Imagine adquirir um lote na planta, em um dos metros quadrados mais caros da cidade, com todas as vias públicas devidamente demarcadas no papel, mas que, no plano concreto, nunca existiram. Esta é a realidade relatada por um empresário de Araraquara, proprietário de três terrenos no Jardim dos Manacás, que atualmente estão encravados. O vereador Gerson da Farmácia (MBD) esteve no local na quinta-feira (25), acompanhado do vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), e da secretária municipal de Obras, Ana Padilha.

No encontro, o dirigente da empresa informou que, há cerca de 20 anos, adquiriu os lotes comerciais em uma via com nome de Avenida Marginal. São cerca de 200 metros, hoje cobertos por mato, que, de acordo com ele, deveriam conectar os imóveis ao Acesso Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, próximo à Universidade Paulista (Unip). “Estou com 300 m² de construção parados. Não consigo alugar, nem vender, pois estão com o valor de mercado comprometido. Mas pago o IPTU e deveria ter esse direito”, cobrou.

A fim de buscar uma solução, o parlamentar agendou o encontro com representantes do Executivo. “Há muito tempo, este empresário está sofrendo com a desvalorização imobiliária provocada pela falta de acesso aos terrenos”, disse Gerson. Na ocasião, foram solicitados documentos do proprietário para constatar a regularidade do loteamento e da obra, visto que, segundo Ana, não pode haver construção na Área de Preservação Permanente (APP), que determina recuo mínimo de 15 metros das margens dos cursos d’água, no caso em questão, o Córrego Ribeirão das Cruzes. “Vamos analisar a documentação para verificar o que poderá ser feito”, afirmou o vice-prefeito.

Confira as fotos aqui.

Publicado em: 26/04/2019 11:43:29