Câmara participa de inauguração do Centro Dia para Pessoas com Deficiência

No sábado (13), o vereador Roger Mendes (Progressistas) participou da inauguração do Centro Dia para Pessoas com Deficiência “Prof. Joaquim Ferreira Vieira”, que foi concluído pela Prefeitura e fica localizado em uma das alas da Apae de Araraquara. Representando a Casa de Leis, o parlamentar teceu elogios à iniciativa da Prefeitura, além de destacar as ações na área da Saúde e do atendimento às pessoas com deficiência. “Essa área é uma das que mais avançamos em Araraquara, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e solidária, que almejamos. Apesar das dificuldades, temos avançado muito”, declarou. Para o prefeito Edinho Silva (PT), Araraquara dá mais um passo para ser mais solidária e democrática. Ele destacou que as mães e os pais foram à Plenária do Orçamento Participativo (OP), mobilizaram-se e mostraram a importância de o município ter um Centro Dia público, bancado pela Prefeitura, para atender crianças, jovens e adultos que vivem com deficiência mental. “A imensa maioria das pessoas votou como prioridade o Centro Dia. Fizemos um chamamento público e a Apae apresentou o melhor projeto”, explicou o prefeito. O novo serviço especializado, que fica anexo à sede da Apae, na Vila Xavier, atende reivindicação da população no OP de 2017, dentro da Plenária Temática da Pessoa com Deficiência. O investimento será de cerca de R$ 700 mil por ano. A inauguração contou com as presenças da superintendente da Apae e assistente social, Lígia Celante, da coordenadora técnica e pedagógica, Adriana Biasiolo, entre outros membros da diretoria. Ainda participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT), Toninho do Mel (PT), Lucas Grecco (PSB), Edson Hel (PPS) e Elias Chediek (MDB), o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), as secretárias Maria José Scárdua (Planejamento e Participação Popular) e Priscila Luiz (Comunicação), a secretária interina de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano Vieira, o presidente do Conselho do Orçamento Participativo (COP), Henrique Rossetti, além de outros coordenadores e gestores, representantes da Apae e familiares do homenageado.

O homenageado

O evento contou com a presença de Dona Terezinha Vieira, viúva do homenageado, que foi um dos presidentes da entidade, e que muito se emocionou com o projeto que seu saudoso marido almejava, ou seja, de inclusão e dignidade à pessoa com deficiência. “O Joaquim frequentava muito esta casa e acompanhava a dedicação de todos os funcionários. Que Deus continue abençoando esta instituição”, declarou. O homenageado foi o primeiro diretor da Escola Estadual “Narciso da Silva César”, diretor substituto na Escola Estadual “Bento de Abreu”, delegado de ensino e presidente do Centro do Professorado Paulista, além de ser diretor da Apae e participar ativamente da entidade. Joaquim Ferreira Vieira morreu em 2005, aos 78 anos.

Assessoria de gabinete do vereador Roger Mendes (Progressistas)

Publicado em: 16/04/2019 14:56:26