Biografia
Clodoaldo Medina nasceu em 12 de março de 1930, na cidade de Recreio, Estado de Minas Gerais. Filho de Rafael de Medina e Ninira Rodrigues Medina.
Seu pai foi comerciante de cereais no interior mineiro e depois dedicou-se ao comércio de compra e venda de café. Em 1939, o menino Clodoaldo veio com sua família residir em Araraquara e seu pai, com espírito sempre empreendedor, inaugurou um estabelecimento comercial no ramo de tecidos, loja Texidal. No município, iniciou seus estudos primários no Colégio Progresso e depois Colégio Estadual de Araraquara. Anos mais tarde, em 1952, o jovem Clodoaldo comprou, em sociedade com o amigo José Castralli, a firma Eletro Tamoio, do ramo de móveis e eletrodomésticos, localizada na Rua 9 de Julho (hoje Magazine Luiza). Casou-se com Dora Galvão e dessa união nasceram os quatro filhos Clodoaldo Júnior, Rodrigo, Adriana e Valéria. Cursou um ano na Faculdade de Direito no Rio de Janeiro, mas não houve a possibilidade continuar a conciliar os estudos e a profissão. No ano de 1957, Medina e amigos fundaram o Lions Club Araraquara - Centro. Em 1960, comprou em sociedade com seu pai, Rafael, e Oscar Palamone Lepre, a firma Mercantil do Lar, no ramo de eletrodomésticos, móveis e presentes, também localizada na Rua 9 de Julho (hoje Casas Bahia). Apaixonado por esportes, foi torcedor fanático da Ferroviária. Ao longo dos anos, Medina, em sociedades, possuiu várias lojas em Araraquara e região. No ano de 1984, vendeu as lojas para sua amiga Dona Luiza, que iniciou a formação do Magazine Luiza.
Vida política
Iniciou sua vida política nas eleições de 1972, concorrendo e sendo eleito ao cargo de prefeito municipal de Araraquara para a 7ª Legislatura (1973/1977). Durante seu mandato, construiu a sede do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e canalizou parte do Córrego do Ouro para construir a Via Expressa. Em 1974, assinou acordo para a construção do Teatro Municipal, inaugurado em 1977. Projetou a Alameda Paulista e a Avenida Francisco Vaz Filho. Aproximou a universidade da Prefeitura e planejou a cidade com suporte na educação e saúde, construindo os primeiros conjuntos integrados de centros de educação e recreação, postos de saúde e escolas de ensino fundamental, nos bairros mais distantes, em parceria com o Governo do Estado. Em 1982, nas eleições desse ano, Medina foi reeleito ao cargo de chefe do Executivo araraquarense para a 9ª Legislatura (1983/1988). Criou o Fundo Social de Solidariedade, sendo a primeira dama, Dorinha, a primeira presidente. Foi responsável pela vinda de muitas empresas ao município, entre elas a Equipamentos Villares (hoje Iesa). Deixou o cargo de prefeito em 24 de junho de 1988, seis meses antes do fim do mandato, para assumir o cargo de presidente da Fundação Cesp (Companhia Energética de São Paulo), no Governo do Estado de São Paulo. Outras atividades Foi presidente do Lions Club Araraquara - Centro. [caption id="attachment_61619" align="alignright" width="259"] Posse na Acia em 1962[/caption] Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia). Fundou com outros comerciantes o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Fundou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Foi vice-presidente da Associação Ferroviária de Esportes (AFE). Foi diretor da Anchieta S/A. Foi presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS). Foi presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).
Homenagens em vida
Medina foi homenageado em 1974 com o cartão de prata, em Sessão alusiva à inauguração da sede do Poder Legislativo araraquarense. Também foi homenageado com os títulos de Cidadão Araraquarense, Cidadão Benemérito e Diploma de Honra ao Mérito.
Falecimento
Foi com profundo pesar que a cidade de Araraquara recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito Clodoaldo Medina, ocorrida no dia 3 de fevereiro de 2014, aos 83 anos de idade. Foi velado no Velório Municipal e sepultado no Cemitério São Bento, em Araraquara.
Homenagens póstumas
Foi homenageado denominando o Teatro Municipal "Prefeito Clodoaldo Medina", através da Lei nº 8.259/2014.
Homenagens a familiares
Seu pai, Rafael de Medina, foi homenageado denominando via pública no II Distrito Industrial, através do Decreto nº 4.515 de 1 de setembro de 1981. Também denomina uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) no Jardim Eliana.
Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial
Fontes:
Publicado em: 25/04/2019 08:00:25