Após reforma, CER do Parque Gramado ainda precisa de melhorias

Vereador Gerson da Farmácia (MDB) esteve no local levantando principais demandas

Com um projeto arquitetônico arrojado que privilegia a integração entre as salas e o ambiente externo, o Centro de Educação e Recreação (CER) “Leatrice Rodrigues Affonso”, no Parque Gramado II, passou por reformas no ano passado para readequar o espaço às necessidades das crianças ali matriculadas. No entanto, o equipamento ainda precisa de intervenções pontuais, conforme foi atestado, na quarta-feira (20), pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Araraquara, Gerson da Farmácia (MDB).

Há 33 anos servindo a rede municipal de ensino, a diretora, Rosângela Costa, celebra as conquistas obtidas desde que assumiu a gestão da unidade, em 2017, que vão desde a correção dos pontos de infiltração, a adequação das instalações para a altura das crianças, até a construção de tanques de areia e parquinho. No entanto, a área externa carece de sombra e o muro, baixo, precisa ser estendido para evitar os furtos que a escola vem sofrendo. De acordo com a diretora, todos esses serviços já foram orçados pela Secretaria de Educação, que se comprometeu a executá-los. Fora isso, na rua em frente à escola, carros transitam em alta velocidade em ambos os sentidos da via, que, de sinalização, possui apenas uma faixa de pedestres desgastada. Outro problema é a ausência de boca de lobo, que propicia a formação de bolsões de água parada. Os dois terrenos laterais, vizinhos ao prédio, também são entraves, já que não dispõem de calçada e ainda apresentam mato alto e acúmulo de lixo. Outra preocupação da diretora é com o sistema de aquecimento de água por energia solar que, segundo ela, não comporta a demanda da unidade. “Com a proximidade do inverno, precisaremos de chuveiros elétricos”, afirmou. Todas essas solicitações serão reforçadas pelo vereador: “Faremos o que tiver ao nosso alcance para colaborar com o trabalho excepcional que essas pessoas estão fazendo aqui. Fico feliz em ver que nossas crianças estão sendo muito bem cuidadas”.

Sobre o CER

Inaugurado em 2016, o CER atende atualmente cerca de 260 crianças, de 0 a 5 anos, dos bairros Jardim Santa Clara, Parque Gramado I e II e parte do Jardim América e do Jardim Pinheiros, a maioria matriculada em período integral. A estrutura, acessível a pessoas com deficiência, conta com berçário, espaço para repouso, sala de multimeios e de leitura, refeitório e cozinha. Em breve, a unidade ganhará um parque feito com pneus, graças à parceria firmada com a Organização Não Governamental (ONG) Paz e Bem. “A construção será feita com a ajuda da comunidade durante três sábados do mês de abril”, anunciou Costa. Para isso, a escola conta com a colaboração da população para a doação de pneus.

CER “Leatrice Rodrigues Affonso”

Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, 116. Parque Gramado II

Confira as fotos aqui.