Mais de R$ 260 milhões foram investidos na saúde dos araraquarenses em 2018

Na noite da quinta-feira (14), a Secretaria da Saúde prestou contas do terceiro quadrimestre de 2018 em uma audiência pública realizada no Plenário da Câmara Municipal. Durante a audiência, presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gerson da Farmácia (MDB), a secretária da Saúde, Eliana Honain, apresentou os resultados da pasta para o período de setembro a dezembro do ano passado e também os investimentos ao longo do ano.

De acordo com a legislação federal, todas as cidades brasileiras devem investir no mínimo 15% dos recursos municipais arrecadados na área da saúde. Araraquara investiu mais que o dobro exigido. De acordo com Honain, 35,4% do orçamento anual do município foram destinados à pasta. Ao todo foram de R$ 263.126.346, 79. A maior parte foi destinada aos serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (R$ 157.809.524,94), seguida da Atenção Básica (R$ 71.734.958,66). Durante a reunião, também foram apresentados os resultados das gerências, em termos de atendimentos, atividades pontuais, educação, visitas domiciliares, exames e internações, entre outros. São elas: Gerência de Centros Municipais de Saúde, da Estratégia Saúde da Família, de Saúde Bucal, de Educação Permanente em Saúde, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, de Saúde Mental, de Reabilitação, de Auditoria Ambulatorial, de Auditoria Hospitalar, de Vigilância Epidemiológica, de Controle de Vetores, Vigilância Sanitária, Programa IST/HIV/Aids, Ouvidoria Saúde, de Compras, Licitações e Contratos, e de Gestão Contábil, Financeira, Execução e Controle Orçamentário. Ao final da audiência, a Secretária reiterou a necessidade da população se envolver na guerra contra a dengue. “ A Prefeitura tem intensificado as ações informa, faz campanha, disponibiliza agentes, mas precisamos da ajuda de toda a população”. No último quadrimestre de 2018, a Gerência de Controle de Vetores visitou 91.742 imóveis, para realizar as atividades de nebulização, bloqueio de criadouros e avaliação de densidade larvária, entre outras.

Confira as fotos aqui.

Publicado em: 15/03/2019 20:00:13