Reunião na Prefeitura discute Semana de Conscientização do Autismo

As atividades de conscientização podem começar dia 31 de março

Na tarde de quarta-feira (13), o vereador Roger Mendes (Progressistas) se reuniu com representantes do Executivo e de entidades araraquarenses para discutir a programação da Semana de Conscientização do Autismo. O evento tem como principal objetivo informar a população sobre o autismo e combater o estigma social que rodeia o tema. A sugestão do parlamentar é iniciar o trabalho de conscientização no dia 31 de março com a caminhada organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara) e o Instituto Conviva Down, e finalizar, no dia 7 de abril, com o piquenique organizado pelo Grupo de Apoio aos Pais de Autistas de Araraquara (Gapaa). Entre os dias 1º e 6 de abril, Mendes propôs a realização de atividades, dentro da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), da Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE) e de outras escolas voltadas para crianças e jovens com deficiência, que abordassem o tema. A Ampara busca parceria com universidades privadas da cidade para que ocorra uma palestra aberta para os alunos e demais cidadãos que se interessarem. “O intuito de promover uma semana de atividades é dar visibilidade para as necessidades das pessoas que são diagnosticadas com autismo e também seus familiares. Precisamos dar notoriedade para a causa e por isso é tão importante termos os Poderes Executivo e Legislativo, além das entidades voltadas para o assunto, todos unidos em prol da causa”, destacou Mendes. A secretária de Participação Popular, Maria José Scárdua, ressaltou a importância de parcerias entre entidades e Prefeitura. “Nós não temos estrutura para atender a tudo. Por isso, é necessário que haja união entre população e Executivo. Como no caso da Semana de Conscientização do Autismo, nós cederemos espaço para realização de algumas das atividades e vocês cuidarão da organização, pois, não conseguimos abraçar tudo.” O grupo ainda discutiu formas de divulgação e a necessidade de levar informação sobre a causa para toda população. Também estiveram presente a assessora de políticas para pessoas com deficiência, Eliza Santos, a presidente do Gapaa, Solange Alves de Oliveira, a presidente da Ampara, Karina Maia, a presidente do Instituto Idioma Surdo, Vilma do Amaral Schiavonato, a administradora geral do Mães Guerreiras, Roseli Fátima Santana, a assistente social da AAEE, Valkiria Maria do Amaral, e participantes das entidades Gapaa e Mães Guerreiras. As fundações Apae e Toque também participarão da realização dos eventos.

Publicado em: 14/02/2019 15:48:25