Vereadores participam de lançamento do ‘Saúde em Casa’ no Altos de Pinheiros

Diabética, todos os meses, a dona de casa Cláudia Ravanelli enfrentava, no mínimo, duas conduções para conseguir buscar seu remédio no Parque São Paulo. Moradora do Parque Residencial Altos de Pinheiros, a partir de agora, ela poderá receber o medicamento em sua própria casa e sem custo algum, graças ao lançamento, na região, de mais uma etapa do programa “Saúde em Casa”. A iniciativa da Prefeitura conta com o apoio da Câmara Municipal, representada na ocasião pelos vereadores Toninho do Mel (PT) e Gerson da Farmácia (MDB).

Presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gerson parabenizou a iniciativa: “Não deixa de ser um programa social, pois leva medicamento a quem mais precisa e ainda na dose certa para que o tratamento seja de fato efetivo”. Toninho do Mel completou: “Sem saúde, ninguém consegue fazer nada. Fico muito feliz em testemunhar a maneira como a saúde está sendo bem tratada em Araraquara”. O prefeito Edinho Silva (PT) ressaltou o esforço municipal em garantir o pleno abastecimento das unidades: “Mesmo diante das dificuldades financeiras do município, não faltam medicamentos em Araraquara e, melhor do que não faltar, é chegar à casa das pessoas”. Ao final de sua fala, o prefeito abriu para perguntas e assegurou que, em janeiro, será montada uma equipe de médicos volantes para que, em caso de ausências ou férias, não faltem profissionais nas unidades de saúde.

Sobre o programa

Lançado em 1º de março no Jardim Cruzeiro do Sul com o objetivo de atender os bairros mais periféricos e que não possuem postos de saúde, o “Saúde em Casa” alcançou as regiões Adalberto Roxo, Jardim Paraíso, Marivan, Jardim Brasil, Jardim Brasília e agora três bairros do Altos de Pinheiros, atendendo, de acordo com dados municipais, 1.409 pessoas, totalizando 1.407.224 medicamentos. A previsão é que o programa se estenda a toda cidade. Para ser beneficiário não importa a idade. Basta ser usuário do medicamento de uso contínuo, estar cadastrado na unidade de saúde e passando por consultas de rotina. Cada paciente recebe a quantia de medicamento suficiente para que o tratamento não seja interrompido até a próxima entrega.

Reparos em USF

Ao final do evento, o vereador Gerson da Farmácia se reuniu com a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, em busca de solução para as queixas de goteiras e presença de pombos, feitas por usuários e funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) “Prof. Dr. Ray de Paula e Silva”. Na ocasião, a secretária garantiu que será feito o reparo nas instalações.

Publicado em: 29/11/2018 07:39:03