Geração de renda, respeito às diversidades e ações sociais são destaques na abertura do InterAraraquara

Vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Thainara Faria (PT) estiveram presentes na solenidade

A abertura do InterAraraquara 2018 foi marcada pela aproximação entre universidade e poder público. Os vereadores Thainara Faria (PT) e Rafael de Angeli (PSDB) estiveram presentes no evento junto com o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), o diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Luis Sacramento, o presidente da Liga InterUniversitária de esportes universitários, Leonardo Campazi, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, a presidente do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara (Fisa), Rosana Coelho, o presidente do Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary Clube Araraquara/Carmo, José Carlos Campos, além de estudantes e organizadores.

Mesmo com a presença das autoridades, os alunos não deixaram de lado a animação e o espírito juvenil, que são marca registradas dos jogos universitários. As 23 delegações de cidades em que há campus da Unesp apresentaram suas equipes durante o evento. Houve também apresentações da bateria e das líderes de torcida que animaram a plateia, e até show de pirotecnia. Antes do início das competições, a jogadora de basquete Débora Costa fez o juramento com os atletas. A abertura também foi momento de conscientização social. Thainara, que desenvolveu trabalho conjunto com os organizadores para a capacitação dos árbitros, ressaltou a importância da diversidade e do combate aos preconceitos. “Nosso trabalho é para assegurar um evento sem racismo e sem LGBTfobia. O mundo e a universidade são plurais, precisamos respeitar as pessoas, independentemente de seu gênero, da cor de sua pele e de sua orientação sexual.”

As delegações arrecadaram, durante todo o ano, lacres para serem trocados por cadeiras de rodas. Foram adquiridas sete cadeiras, que foram doadas para a campanha "Transformação Solidária". Na oportunidade, Angeli parabenizou todos os envolvidos pela iniciativa e, juntamente com a presidente do Fisa e o presidente do Banco de Cadeiras de Rodas, recebeu as cadeiras. “Araraquara fica imensamente feliz em receber um evento que se preocupa com o esporte, através dos jogos; com a sustentabilidade, através da não utilização de copos descartáveis durante o evento; e também com a parte social, por meio da arrecadação dos lacres antes e durante o evento, que resultaram em cadeiras de roda para quem necessita”, destacou o vereador. É a quinta vez que Araraquara recebe o Inter, considerado o maior evento universitário esportivo do Brasil e da América Latina, e que trouxe em média 20 mil pessoas para a cidade esse ano.

Damiano ressaltou a importância de a cidade ser sede desse grande encontro em mais um ano. “Além de ser um evento de integração universitária e de fomento ao esporte, o Inter é também gerador de renda e emprego. A estimativa é de R$ 20 milhões durante os quatro dias e mais de mil empregos gerados”, destacou o vice-prefeito.

Publicado em: 23/11/2018 11:15:32