Amor e dedicação: Maria José Ferreira Gregório recebe Prêmio Zumbi

Com amigos e familiares aplaudindo de pé, Maria José Ferreira Gregório recebeu o 14º Prêmio Zumbi. A escolha da homenageada foi realizada pelos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir). O evento - um dos destaques do mês da Consciência Negra - aconteceu na Câmara Municipal de Araraquara na segunda-feira (12).

Após visita ao Centro de Educação e Recreação (CER) "Carmelita Garcez I", onde Maria José trabalha como merendeira, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indicou a profissional ao Conselho, que aceitou a sugestão e concedeu o prêmio à homenageada. “Conheci a dona Maria em seu ambiente de trabalho e fiquei encantado pelo seu amor e pela sua dedicação às crianças. É notável como todos gostam muito dela na escola”, destacou o parlamentar. A presidente do Comcedir, Rita de Cássia Ferreira, afirmou que o Prêmio Zumbi busca dar destaque à população negra araraquarense. “Maria José é uma merendeira que travou todas as batalhas na criação de seus filhos, dentro de um cotidiano que oprime a mulher negra. Essa homenagem representa muito bem esse espírito quilombola, dando voz àqueles que muitas vezes estão invisíveis na sociedade.” A vereadora Thainara Faria (PT) conduziu o evento, representando o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB). Para a parlamentar, a escolha não poderia ser melhor. “Fico muito feliz por estarmos homenageando alguém tão importante. Tenho certeza de que a senhora já foi responsável pela única refeição de uma criança no dia, como também aconteceu comigo no passado.”

Lembrando a contribuição de Maria José para o processo educacional, o prefeito Edinho Silva (PT) disse: “Hoje, como servidora pública, a dona Maria mostra que quando se tem oportunidade, derrubando o preconceito e a discriminação, as pessoas podem ser respeitadas nas mais diversas profissões. Ela é um exemplo na escola, para os amigos e para a família.” Emocionada, a homenageada agradeceu o reconhecimento. “A felicidade é imensa. Muito bom mesmo. Obrigada! Vou levar isso para sempre. Só posso dizer que o meu trabalho na creche e as crianças são tudo para mim. Não sei o que vou fazer quando me aposentar. Sentirei muita falta.”

Também participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (Progressistas), o coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, e as secretárias municipais Clélia Mara Santos (Educação) e Maria José Scárdua (Planejamento e Participação Popular).

Sobre a homenageada

Nascida em Ibitinga, Maria José Ferreira Gregório, 65 anos, veio ainda criança para a Araraquara. A homenageada tem dois filhos e é viúva de Edson Souza Gregório. Trabalha na Prefeitura de Araraquara há 35 anos, sendo merendeira do CER "Carmelita Garcez I" desde 2005.

Publicado em: 14/11/2018 07:35:36