Em solenidade na Câmara, médico recebe Título de Cidadão Araraquarense

A indicação do Dr. Edson Bergamaschi foi feita pelo presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico

Atuando em Matão, mas atendendo muitos pacientes provenientes de Araraquara, o médico Dr. Edson Bergamaschi foi homenageado pela Câmara Municipal de Araraquara, na noite de quinta-feira (8), com o Título de Cidadão Araraquarense. Um vídeo com diversos depoimentos de amigos e pacientes agradecidos, entre eles o da garotinha Giovana, que redigiu uma carta de gratidão a Bergamaschi, abriu a solenidade, emocionando o ortopedista. Autor da indicação, aprovada por unanimidade pelos vereadores, o presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), destacou que são inúmeros os depoimentos do ótimo trabalho que o médico realiza. “Tenho a honra de ser o autor desse reconhecimento nesta noite. Foram cerca de 14 mil cirurgias em pacientes de Araraquara. Para nosso orgulho, agora é cidadão araraquarense.” Representando o prefeito Edinho Silva (PT), a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, enfatizou que não tem recompensa maior que o testemunho de uma criança “resgatada”. “Esse é apenas um dos casos resolvidos por esse grande ser humano. Ele é uma referência em ortopedia para a região de Araraquara, representa aquilo de melhor que o sistema SUS pode oferecer à população. Profissional que se propõe a auxiliar todos que precisam. Quero agradecer todo bem que tem feito por nosso município, que se sente honrado por esse novo filho araraquarense.” Presente na solenidade, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) ficou encarregado da leitura do decreto que concede o título ao homenageado, mas tratou de quebrar o protocolo para também elogiar o médico. “Sabemos o quanto já fez por Araraquara.” Bastante emocionado, Bergamaschi foi objetivo em seu discurso. “Sinto um orgulho enorme de dizer a todos que sou um cidadão araraquarense. Só tenho a agradecer. A medicina é mais que uma profissão, é uma vida de doação ao próximo. Fiz tudo o que podia e que as condições permitiram. A emoção é muito forte e sinto uma grande felicidade neste momento.” A noite de homenagem foi encerrada com a entrega de flores à esposa do homenageado, Suzana, pela esposa de Yashuda, Maria José. O vereador Edson Hel (PPS) também participou da solenidade.

Sobre o homenageado

Edson Bergamaschi nasceu em março de 1953, na cidade de São Carlos, filho de Carlos e Deolinda. Seu pai era proprietário de um posto de combustíveis e pôde proporcionar uma infância tranquila e feliz aos filhos Edson, Carlos e Maria de Cássia. Aos 17 anos, se mudou para Ribeirão Preto para encerrar o terceiro ano do colégio e junto fez o cursinho. No ano seguinte, ingressava na Faculdade de Medicina. Fez residência e especialização no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Nesse meio tempo, conheceu sua esposa Suzana, com quem teve quatro filhos: Edson, João Paulo, Mateus e Carlos Tiago. Começou em 1980, quando foi convidado para implantar o setor de Ortopedia no Hospital Carlos Fernando Malzoni. A equipe, que hoje é referência no país, foi formada por ele. Trabalhou sozinho por cinco anos. O hospital não tinha absolutamente nada. Já realizou mais de 20 mil cirurgias na carreira, quase mil por mês, e 70% dos seus pacientes são oriundos da Morada do Sol. Ele tem dois sonhos para a aposentadoria: deixar o hospital cada vez melhor e cuidar dos netos.

Publicado em: 08/11/2018 21:02:48