Ferramenta de auxílio na alfabetização entrará em fase de testes em 2019

O presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), se reuniu, nesta quinta-feira (1), com a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, e supervisores da rede de ensino do município para um diálogo sobre a implantação do "sussurrofone" nas escolas. A indicação do parlamentar foi baseada em um projeto já desenvolvido em uma escola de Ponta Grossa, no Paraná, e vem obtendo resultados positivos. O "sussurrofone" é uma ferramenta montada com peças de PVC e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização das crianças. Além disso, ajuda os alunos a prestar atenção à leitura e melhorar a escrita. O funcionamento do equipamento é bem simples: o som da voz do aluno, que passa pelo cano, chega com nitidez até o ouvido. Ao dizer e ouvir as palavras pelo aparelho, a criança fica concentrada no que está escutando, podendo diminuir as chances de errar a escrita. A ideia foi bem aceita pela secretária e equipe de educadores e formadores da educação municipal. Porém, em comum acordo, o projeto passará por testes em algumas salas de aula do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental antes de ser adotado por toda a rede. “O 'sussurrofone' é uma inovação muito bacana para estimular o processo educacional das crianças. A nossa equipe de supervisão estará acompanhando o desenvolvimento do processo da fase de experimentação de um projeto piloto da ferramenta e, posteriormente, faremos a análise dos resultados obtidos”, destacou Clélia. Para o processo experimental, previsto para começar no inicio do ano letivo de 2019, serão produzidos 100 unidades do "sussurrofone", que devem ser entregues aos membros da Secretaria Municipal de Educação em dezembro. “É uma ferramenta que, a meu ver, tem tudo para dar certo. O importante é apresentar ideias, como essa, que auxiliam na formação de nossas crianças”, frisou Gerson.

Publicado em: 01/11/2018 17:14:28

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA