Vereador pede estudo para implantação de 'bueiros inteligentes' em Araraquara

Rafael de Angeli apresenta projeto que impede que sujeira jogada na rua entupa os bueiros e facilite a limpeza das vias

Não é novidade para nenhum araraquarense as periódicas enchentes em épocas de chuvas, principalmente na “Via Expressa”, uma das vias mais movimentadas da cidade. Só conhece o transtorno quem já ficou preso em engarrafamentos, nessa “marginal”, devido à sua interdição por causa de alagamentos embaixo do Terminal Rodoviário. Na terça-feira (30), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou, durante a 86ª Sessão Ordinária, uma indicação ao Executivo propondo a realização de um estudo para a implantação de bueiros inteligentes e ecológicos nas principias vias de Araraquara. Trata-se de um projeto onde cestos personalizados são instalados dentro das bocas de lobo, fazendo com que a sujeira não entre na rede de esgoto e possa ser facilmente retirada pelos servidores da Prefeitura. O parlamentar apresentou a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, como pioneira nos testes com a novidade, que já é referência para outros municípios do país que estão aderindo ao projeto.

Vantagens

Dentre os benefícios, além de preservar o meio ambiente e ajudar a evitar enchentes provenientes de bueiros entupidos pela sujeira, a limpeza das galerias seria mais fácil e rápida, já que o cesto armazena os resíduos sólidos de uma forma mais ágil para sua retirada. Angeli apresentou um cálculo, realizado em São Paulo, onde o projeto também já está sendo implantado. “Na forma convencional, os servidores demoravam 52 minutos para limpar um bueiro comum, já com o novo modelo inteligente, em apenas uma hora é possível realizar a limpeza de aproximadamente 30 bocas de lobo”, uma diferença significativa, que reflete em eficiência e economia a longo prazo para o município. O vereador ainda destaca que, na capital de São Paulo, juntamente aos cestos, existe um sensor que avisa quando o bueiro está com lixo suficiente para ser limpado, o que facilita e automatiza ainda mais o procedimento. A indicação foi realizada ao poder Executivo e, para Angeli, o estudo para verificar a viabilidade de implantação dos bueiros inteligentes em Araraquara seria o primeiro passo. “A cidade possui vias importantes que sofrem com inundações em períodos de chuvas por conta dos bueiros tomados por sujeiras e, principalmente, pelo lixo plástico. Acredito que, aliado à conscientização da comunidade, o projeto trará benefícios para o meio ambiente e para toda a população”, destacou.

Publicado em: 01/11/2018 12:03:50