Futebol Contra o Câncer de Mama: vereador conhece o projeto

O presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Gerson da Farmácia (MDB), conferiu de perto, na quinta-feira (25), o trabalho desenvolvido pelo caminhão do projeto “O Futebol Contra o Câncer de Mama – Marque esse Gol!”, reforçando as atividades de conscientização do Outubro Rosa desenvolvidas pelo parlamentar que também instituiu o mês no Calendário Oficial de Eventos do Município. O caminhão ficou na cidade das 8h às 18h, em frente ao Estádio da Fonte Luminosa, fazendo mamografias e exames complementares de forma gratuita em pelo menos 60 mulheres que se cadastraram pela internet, no site do projeto (www.marqueessegol.com.br). Os critérios utilizados para seleção foram: mulheres acima de 40 anos, que não tenham feito mamografia nos últimos 12 meses e que tenham casos de câncer na família e/ou nódulo palpável. “Quem recebe o diagnóstico já é orientada e encaminhada para tratamento junto à Secretaria da Saúde”, afirmou Edison Rodrigues Filho, coordenador de atenção especializada da Prefeitura. A ação local é uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, a Ferroviária, a Federação Paulista de Futebol e as ONGs Américas Amigas e Meninas do Peito.  O objetivo da campanha é, dentro do Outubro Rosa, promover diversas ações de prevenção e conscientização para mobilizar a comunidade do futebol sobre a importância da mamografia anual, que aumenta a chance de detecção precoce do câncer de mama. Equipes de enfermagem de duas escolas técnicas do município participaram orientando as mulheres sobre o autoexame de mama e funcionários da Secretaria da Saúde passaram informações sobre como realizar o acompanhamento na atenção básica do município. “Nós priorizamos a qualidade do serviço e não a quantidade. Ninguém sai desassistida daqui. Fazemos todos os exames e encaminhamentos necessários”, destacou Natali de Araújo, voluntária da ONG Meninas de Peito. Segundo Rodrigues Filho, atualmente não há fila de espera para exame de mamografia no município. “Quem não conseguiu o agendamento, será procurada pela Secretaria da Saúde.” Isabel Cristina Janke, 49 anos, é moradora da região da Fonte e realizou os exames. “Minha mãe está em tratamento de câncer e também descobriu em um caminhão em Nova Europa. Por isso, já quis fazer. Não deu nada ruim. Ainda bem.” Gerson frisou a importância do projeto. “Além de salvar vidas, essa iniciativa chama bastante atenção para a prevenção. Estão todos de parabéns pelo trabalho.”

Publicado em: 25/10/2018 17:22:32