Vereador verifica demandas com secretária da Educação

Durante a tarde de segunda-feira (22), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na Secretaria de Educação para conversar com a secretária Clélia Mara Santos. A reunião foi marcada após visita a diversas unidades de ensino na cidade, nas quais o parlamentar pôde verificar algumas demandas. Dentre elas, a ausência de profissionais responsáveis pela retirada de folhas dos centros educacionais contemplados com árvores em suas áreas de lazer. Segundo Clélia, enquanto não houver nova licitação para contratação de empresa encarregada pela limpeza, não é possível aumentar o corpo de funcionários que auxiliam na manutenção das escolas. Porém, os profissionais estão sendo realocados de forma a sanar os problemas de todas as unidades. Outro ponto que ganhou destaque na reunião é o conserto de lousas digitais que pararam de funcionar. “São muitas, mas ainda não encaminhamos para o conserto, pois a Secretaria está avaliando o custo-benefício dessa operação. Talvez seja mais vantajosa a troca por novos projetores mais modernos, que espelham a imagem com qualidade na própria parede, sem a necessidade da lousa”, justificou Clélia. A questão da presença frequente de gatos e de outros animais em algumas escolas, como o CER do Melhado, também foi questionamento do parlamentar. Clélia explicou que a responsabilidade é da equipe de Zoonoses e não da Educação, mas se comprometeu a mediar esse contato para resolver o problema. O parlamentar aproveitou a ocasião para mencionar a relevância da conscientização da comunidade escolar sobre a importância de não dar alimentos aos animais, bem como de encaminhá-los a entidades protetoras dos animais. “Animal não combina com escola, porém é imprescindível que os alunos, pais e vizinhanças estejam cientes sobre isso. Em conjunto com a Secretaria de Educação, em breve, faremos campanha de conscientização nas escolas”, reiterou.

Horta comunitária

Com o objetivo de aumentar a quantidade de hortas existentes na cidade, Angeli havia proposto plantio no terreno baldio existente ao lado do Centro Educacional de Recreação (CER) “Professora Amélia Fávero Manini”, localizada no Jardim Água Branca. A expectativa é substituir o mato crescente no local por uma plantação de hortaliças que possa atender a escola em questão, o Orfanato Renascer e a própria comunidade. “Plantar em terrenos que estão vagos, essa é a ideia do projeto. Desse modo, reduzimos os acúmulos de entulhos, sendo dispensável a limpeza constante – atualmente realizada pela Prefeitura – e ainda ganhamos mais um ponto verde na cidade que proverá alimentos para quem precisa”, destacou. Como o lote pertence à Secretaria de Educação, Clélia tem providenciado o trâmite da cessão do espaço. A expectativa é de que, nos próximos meses, a horta possa ser plantada.

Publicado em: 24/10/2018 15:22:38