Ordem de Serviço para escola no Valle Verde: Vereadores participam de assinatura

Com capacidade para atender até 1.260 alunos, uma nova unidade de ensino fundamental será construída na região do Valle Verde. A assinatura da Ordem de Serviço aconteceu na segunda-feira (22), no estacionamento da Upa do bairro, e contou com a presença do secretário estadual de Educação, João Cury Neto, do prefeito Edinho Silva (PT) e do vereador Paulo Landim (PT), representando a Câmara Municipal.

A escola estadual terá 12 salas de aula, quadra coberta, laboratórios, sala de informática e será construída entre as avenidas Carlos Alberto Fragnani e Bercholina Alves Carvalho Conceição. A criação da unidade de ensino foi uma demanda eleita como prioritária no Orçamento Participativo (OP) do ano passado na região. “Essa administração governa ouvindo as pessoas e olhando para a população. Por isso, essa obra será realizada aqui”, afirmou Landim.

Segundo o prefeito, a região possui cinco núcleos e 22 mil moradores. “A comunidade precisa dessa escola. Também construiremos creches aqui, pois não podemos deixar um local como esse sem os aparelhos públicos necessários.”

No evento, o secretário estadual ainda fez o anúncio da reforma da Escola Estadual "Professor Aderval da Silva", de Matão, a qual integra a Diretoria de Ensino de Araraquara e a Região Administrativa Central. Cury Neto já havia estado em Araraquara, no último dia 17 de julho, a fim de autorizar a licitação da escola e formalizar o convênio com a Prefeitura para a construção de um Centro de Educação e Recreação (CER) no bairro. A licitação foi feita pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O valor final do contrato foi R$ 6.251.423,40 e a empresa vencedora é a Deconstri Construtora Ltda. “A escola estará pronta para ser utilizada pela população em no máximo 15 meses”, afirmou o secretário.

Também participaram do evento o vice-presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB); os vereadores Edson Hel (PPS), Gerson da Farmácia (MDB) e Toninho do Mel (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas); os secretários municipais João Bernal (Obras e Serviços), Maria José Scárdua (Planejamento e Participação Popular) e Clélia Mara Santos (Educação); a secretária municipal de Educação da cidade de Matão, Adriana Marangoni; a deputada estadual Márcia Lia (PT), e o representante do Conselho do OP no Valle Verde, David Ferreira.

CER no Valle Verde

O CER será construído a partir de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura e irá atender aproximadamente 150 crianças de 0 a 5 anos. O valor estimado é de R$ 2,6 milhões. Neste caso, os recursos serão repassados ao município e a Prefeitura fará a licitação. Outros três CERs e uma escola municipal de ensino fundamental (Emef) foram anunciados em setembro e serão construídas pela Caixa Econômica Federal. No total, serão seis equipamentos públicos de educação na região.

Solicitação para EE 'Prof. Antônio dos Santos'

O vice-presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), aproveitou a ocasião para solicitar ao secretário estadual reparos na Escola Estadual "Professor Antônio dos Santos", localizada no bairro Jardim da Estações. “Há risco do muro da instituição cair na calçada, o que afeta a segurança dos alunos.”

Publicado em: 22/10/2018 14:54:58