Lei estimula prevenção ao glaucoma

Edson Hel é autor da lei que busca provocar a população a se informar para prevenir a patologia

Na tarde de quarta-feira (17), foi sancionada a lei de autoria do vereador Edson Hel (PPS) que institui no Calendário Oficial do Município o “Dia de Combate e Prevenção ao Glaucoma”, a ser comemorado anualmente no dia 26 de maio. Segundo o oftalmologista José Augusto Cardillo, que ocupou a Tribuna Popular na Sessão em que a medida foi aprovada para explicar a importância de conscientizar sobre a doença, esta é a segunda patologia que mais causa cegueira no país. A lei tem como objetivo informar a população da necessidade do diagnóstico precoce. Durante o Dia de Combate e Prevenção ao Glaucoma serão realizados exames com oftalmologistas, campanhas educativas e outras iniciativas que incentivem as pessoas a se prevenirem. O glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento da visão, que se não tratada pode levar à cegueira. Pessoas com idade acima de 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, com pressão intraocular alta e com histórico familiar da doença são as que correm maior risco de desenvolver a enfermidade. “Segundo estatísticas, 80% dos pacientes que têm a doença só buscaram um oftalmologista após perderem parte da visão, isso acontece porque esta é uma patologia silenciosa. Por esse motivo, instituir um dia que provoque as pessoas a se informarem e prevenirem a doença se faz tão necessário. Com as pessoas tendo conhecimento sobre como se cuidarem, os casos podem diminuir e muitas pessoas deixarão de ficar cegas”, ressaltou Hel. O prefeito Edinho Silva (PT) reconheceu a relevância da lei. “É uma lei de extrema importância, que vai gerar uma grande campanha de conscientização e de realização de exames preventivos. O glaucoma é uma doença silenciosa e que causa cegueira incurável. Portanto, todo cuidado é necessário. Parabéns ao vereador pela idealização desse projeto.”

Publicado em: 18/10/2018 12:53:15