Executivo responde sobre invasão ao site da Prefeitura

Vereador Rafael de Angeli havia solicitado informações sobre a segurança do conteúdo online do Executivo

No dia 14 de setembro, o site da Prefeitura de Araraquara foi invadido por hackers de um grupo intitulado Xinox Crew. Em vez das informações do Governo Municipal, quem acessou o site encontrou a imagem de um homem armado e encapuzado. Ao fundo, tocava a música “Residência dos Loucos”, um funk de MC Felipe Boladão, com letra que faz referência a um assalto cometido com fuzil e homenageia a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O fato preocupou tanto usuários quanto o poder público e motivou o vereador Rafael de Angeli (PSDB) a enviar ao Executivo um requerimento pedindo informações sobre a segurança do site. “A situação me preocupou imediatamente. Solicitei a cópia do contrato de prestação de serviços com a empresa responsável pelo site, contendo valores e períodos contratados”, explica o parlamentar. “Também questionei o que seria feito após a invasão, em termos de segurança das informações contidas no mesmo, às quais os hackers tiveram acesso e quais providências seriam tomadas para evitar que o problema se repetisse no futuro, inclusive informando a tecnologia que seria utilizada para esse fim”, acrescenta. A resposta chegou à Casa de Leis na semana passada, assinada pelo prefeito Edinho Silva (PT). De acordo com a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, a invasão ocorreu devido a uma porta de entrada (por link externo) na ferramenta em que foi desenvolvido o Portal da Cidade, a plataforma WordPress. De acordo com o ofício de resposta, a Coordenadoria desenvolveu um novo Portal, com um nível de segurança mais elevado, e serão realizados monitoramentos visando à proteção da informação. Para isso, contratou a empresa Techs Net Eireli. A resposta continha o contrato anual de serviços de hospedagem em nuvem, no valor de R$ 7 mil reais, para o gerenciamento do site. “Fico mais aliviado em saber que a Prefeitura está trabalhando com profissionais para cuidar da segurança do site, pois o munícipe precisa ter a tranquilidade de utilizar essa ferramenta para acessar o conteúdo do Executivo, sem medo de expor seu computador e suas informações pessoais a indivíduos ou grupos mal-intencionados. Continuarei a fiscalizar o funcionamento do Portal”, conclui Angeli.

Publicado em: 10/10/2018 14:05:34