Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é tema de debate

Com o intuito de discutir a presença de deficientes no mercado de trabalho, foi realizado, na sexta-feira (5), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, o Dia da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, comemorado anualmente em 5 de outubro. Várias autoridades do município e empresários estiveram presentes.

A iniciativa inclui palestras, oportunidades e desafios das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O objetivo do evento é promover a inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho, aproximando empregadores e trabalhadores. Para o coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai Araraquara, José Antônio Espelho, há espaço em qualquer setor de uma empresa para essas pessoas. “As empresas não precisam contratar pessoas com deficiência somente para a área administrativa. Existe oportunidade no chão de fábrica”, disse.

A assessora especial de Políticas para Pessoa com Deficiência, Elisa Santos, destacou a importância da discussão. “O trabalho deve ser acessível a todos. O processo de inclusão deve ser abraçado por todos os colaboradores da empresa.” Completando a fala de Elisa, a coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, agradeceu as instituições parceiras. A secretária municipal de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, afirmou que “o trabalho é um direito social e Araraquara está caminhando para ser exemplo de uma cidade mais inclusiva”. Representando a Câmara Municipal, o vereador Roger Mendes (Progressistas) frisou que o evento vai ao encontro da campanha de conscientização realizada em setembro. “Mais do que uma esperança, é uma oportunidade de a pessoa com deficiência crescer no âmbito profissional. Sucesso a todos.”

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), pontuou a relevância das parcerias do poder público com as empresas. “Quanto mais trabalharmos juntos pela inclusão, melhor. Devemos fazer isso todos os dias.” O vereador e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Casa de Leis, Gerson da Farmácia (MDB), e o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, César Augusto Ferreira, também compareceram ao evento. O Dia da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho é uma realização da Prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Políticas para a Pessoa com Deficiência, da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

Publicado em: 05/10/2018 15:29:20