30 anos da Constituição Cidadã e a Sessão Cidadã

A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, devolveu a democracia ao país. Entre muitas conquistas, recuperou o papel tradicional de órgãos representativos colegiados e com funções deliberativas, como as Câmaras Municipais.

A partir de então, diversos dispositivos que permitem a participação popular nas decisões políticas começaram a surgir, aumentando o papel do cidadão no processo político-administrativo.

O programa “Sessão Cidadã”, da Câmara Municipal de Araraquara, segue esta abertura democrática. Implantado em 2013, é espaço para que o cidadão apresente propostas para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Visando ao atendimento de necessidades de minorias, de grandes coletivos e da cidade inteira, a Sessão Cidadã tornou-se espaço para a apresentação de ideias vindas da população. Canal de diálogo entre o Legislativo e os cidadãos.

Nota: na foto, o então deputado federal Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ergue a Constituição que relatou.

O Memorial da Câmara relembra o dia histórico da 1ª Sessão Cidadã realizada em 25 de abril de 2013:

Texto/matéria: Silvia Gustavo e Chico de Assis.   Fontes:

Publicado em: 04/10/2018 08:00:49

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA