Moradores querem mais segurança no Jardim Padre Anchieta

Vereador Edson Hel (PPS) articula reunião entre Polícia Militar e representantes da Associação de Moradores do bairro

Assustados com o aumento de furtos no bairro, moradores do Jardim Padre Anchieta procuraram o vereador Edson Hel (PPS) para que ele ajudasse na busca de soluções. Para isso, representantes da Associação de Moradores do bairro e o parlamentar se reuniram, na segunda-feira (13), com o Major PM Moreira e o Capitão PM Zecheto no 13° Batalhão da Polícia Militar. A reclamação dos moradores é o aumento de casos de furtos e desocupados que se instalaram em um posto que está abandonado, o que traz insegurança ao local. Emídio Santana Duda, residente nas imediações, relatou furto de dinheiro, enquanto sua mulher e filhas estavam no local. Visando à segurança do coletivo, os moradores montaram um grupo no WhatsApp no qual são trocadas informações que podem ajudar na prevenção de crimes. Sobre a iniciativa, o Major PM Moreira sugeriu que ela passe integrar a comunidade online conhecida como ‘Vizinhança Solidária’, ligada ao Comandante da Polícia Militar, cujo objetivo é manter a base da polícia informada sobre movimentações estranhas na região. Moreira ainda explicou que “não existem mais postos de policiamento pela cidade, pois não há condições de se manter policiais parados em um local, quando poderiam estar atendendo outras demandas”, destacou, garantindo que “o compromisso é com a população, por isso buscamos métodos para atender o máximo de chamadas possíveis, o que ficava inviável quando tínhamos PMs fixos em um ponto”. Marcus Vinicius Uchoa, morador do bairro, ressaltou que, após morar em diversos bairros, chegou à conclusão de que em qualquer lugar passarão por esse dissabor, mas que, com o apoio da comunidade, do Legislativo e da PM, a segurança pode aumentar. Segundo Uchoa, em reunião com a população, foi proposta a possibilidade de as pessoas andarem com apitos, para que, diante de alguma ameaça, possam acionar outros moradores.

Hel, que organizou a reunião, sabe o quão importante é a comunidade buscar soluções com a Polícia Militar. “As pessoas trabalham para conseguir seus pertences e, de repente, ver alguém lhes tirando isso é algo muito ruim, por isso, é necessário que haja essa comunicação direta com os responsáveis pela nossa segurança. Ninguém melhor do que um representante da PM para dizer a melhor maneira de agir.” Para buscar uma solução em conjunto com a comunidade, o Major PM Moreira se disponibilizou a comparecer a uma reunião no bairro para tirar dúvidas sobre como proceder para que o grupo se habilite a fazer parte do “Vizinhança Solidária”.

Publicado em: 14/08/2018 11:04:31