Vereador intermedeia instalação de horta comunitária no Jardim Água Branca

Área envolverá orfanato, creche e comunidade do bairro em trabalho coletivo

Desde abril, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) vem discutindo com as equipes do Lar Escola Renascer, da creche do Jardim Água Branca e da Associação dos Moradores do Jardim Martinez e Adjacências (Amares) a possibilidade de instalar uma horta comunitária em um terreno sem utilização localizado no bairro (veja a matéria neste link: http://www.camara-arq.sp.gov.br/site/index.php/projeto-piloto-de-hortas-urbanas-podera-comecar-pelo-jardim-agua-branca-diz-rafael/).

Na quarta-feira (18), o vereador reuniu-se com o presidente da Amares, Mariano Desiderio da Costa, o vice-presidente, Miguel Fernando Aiello Fonari, e o presidente do Lar da Criança Renascer, Ricardo Caparelli, para dar um passo importante na realização do projeto. “Já tínhamos conversado com a Secretaria de Planejamento Urbano, que confirmou que o terreno pertence à creche, portanto, à Secretaria de Educação, e que bastaria a sua anuência para a utilização do espaço. Agora, recebemos a resposta da titular da pasta, a secretária Clélia Mara Santos, que se mostrou entusiasmada com a iniciativa”, confirma Angeli. Ele informou que a primeira etapa é a formalização de um pedido de permissão de uso da área, explicando a sua finalidade. Assim que o uso for autorizado, os trabalhos poderão começar. Há muitas ideias para a instalação e manutenção da horta, como um possível projeto de sustentabilidade, envolvendo a comunidade local na troca de alimentos por produtos recicláveis, parcerias com empresas apoiadoras, para fazer a manutenção, e trabalho social com famílias carentes. “Preparamos um projeto-piloto consistente para que a iniciativa dê certo e possa ser reproduzida em outros bairros da cidade”, adianta Angeli. O presidente do Lar Renascer comemora: “Demos o pontapé inicial. Agora é tocar o projeto adiante”.

Publicado em: 19/07/2018 18:14:26