Academia ao Ar Livre do Universal recebe nome de educadora que atuava no bairro

Vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) recebeu pedidos dos moradores para implantação da academia e indicação do nome da homenageada
Visualize fotos

O presidente da Câmara de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na instalação de uma Academia ao Ar Livre na Praça Américo Andrião, no Jardim Universal, que foi inaugurada no sábado (14). “Hoje estamos entregando esta academia aos moradores do Jardim Universal, a outra aprovada será implantada na Praça do Santana. Agradeço também ao prefeito Edinho Silva pelo empenho para a instalação da academia, concretizando este sonho da comunidade. E agradeço às emendas parlamentares para duas academias ao ar livre em Araraquara, no valor de R$ 30 mil cada, atendendo pedidos que fiz”, disse o parlamentar.

“Esta é uma conquista para os moradores do Jardim Universal, que vai trazer muitos benefícios à população desta da cidade. A Academia vai complementar as atividades que já são realizadas no salão da igreja com a comunidade pelas agentes comunitárias de saúde, inclusive pelo grupo de zumba do bairro, coordenado pela professora Patrícia dos Santos”, disse Yashuda. A prática de atividades físicas é gratuita na Academia ao Ar Livre, e promove o bem-estar físico e emocional, o fortalecimento dos músculos e das articulações, diminui o risco de doenças cardíacas, o colesterol, a pressão alta, além de melhorar a integração social.

 

Eunice alfabetizava

Após consulta feita à comunidade de Nossa Senhora Rainha do Universo, Yashuda solicitou à Prefeitura que a denominação da Academia prestasse uma homenagem à Dona Eunice de Oliveira Amorim, falecida em 2011, aos 85 anos de idade. “Dona Eunice se dedicou muito na alfabetização no bairro e sempre buscou ajudar o próximo, sendo merecedora desta homenagem sugerida pela própria comunidade. Ela alfabetizou os oito filhos antes de ingressarem na escola”, destacou. Em nome da família, a filha Ana Carlota agradeceu a indicação da homenagem. “É uma grande honra para nossa família”, disse. O prefeito Edinho Silva agradeceu o presidente da Câmara. “Agradeço muito o trabalho e o empenho pessoal do presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico, pela aprovação da emenda parlamentar desta Academia ao Ar Livre, que é um grande benefício à população desta região. Os municípios vivem um momento muito difícil, de um modo geral, daí a importância da conquista de emendas parlamentares”, disse o prefeito.

 

Equipamentos da Academia

A Academia ao Ar Livre conta com dez aparelhos: simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo, leg press duplo, roda dupla, roda de ombro dupla, twist lateral duplo, simulador de remo, estação multiuso, barra alta giratória, esqui duplo e placa com exemplos de prática de exercícios.

Também estiveram presentes os vereadores Toninho do Mel (PT) e Gerson da Farmácia (PMDB), os secretários municipais Everson Inforsato (Esportes e Lazer), Juliana Agatte (Planejamento e Participação Popular), Priscila Luiz (Comunicação) e a presidente da Fundesport, Milena Simioni.

 

Eunice de Oliveira Amorim

Natural de Borborema, faleceu em 9 de maio de 2011, aos 85 anos de idade. Foi casada com Sebastião Gonçalves de Amorim, de cujo enlace nasceram os filhos Vanderlei, Vanderli, Vera, Tarciso, João, Ivete, Ana Carlota e Teresinha. Residiu no Jardim Universal, bairro no qual ela criou em 1995 a Escola Rainha Universal, que funcionava no barracão comunitário da Igreja, para a alfabetização de pessoas do Jardim Universal e de bairros vizinhos. A paixão de Eunice por ensinar começou logo cedo em sua terra natal, Borborema. Aos 15 anos de idade, ela começou a alfabetizar nos sítios e fazendas da região e a dar aulas para as pessoas que não podiam ir até a escola. Ela também foi a primeira professora de seus oito filhos. Eunice sempre se orgulhou de ter ensinado seus filhos a ler e escrever antes de mandá-los para a escola. Depois de ter ensinado muita gente a ler e escrever, Eunice realizou em Araraquara seu sonho de ter uma sala de aula sob seus cuidados com a criação da Escola Rainha Universal.  Por seu exemplo de solidariedade e amor a um ideal, Eunice de Oliveira Amorim foi recomendada pelos moradores do Jardim Universal para receber uma homenagem com a denominação de Academia ao Ar Livre instalada na Praça Américo Andrião.




Publicado em: 18/07/2018 13:36:41