Vereador pede 'Cantinho da Amamentação' em unidades de saúde do município

Falta deste espaço cria dificuldades para as mães e poderia existir também em locais privados

A amamentação é um processo que fortalece o vínculo entre a mãe e seu filho, fazendo a criança se sentir mais segura e tranquila. Além do mais, o leite materno é rico em nutrientes e faz surgir um processo natural de defesa no organismo, o sistema imunológico, que influencia toda a existência do filho, funcionando como uma vacina, protegendo o bebê. Considerando que esta é uma das fases mais importante na relação mãe e bebê, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) enviou indicação à Prefeitura sugerindo a instalação do "Cantinho da Amamentação" nas unidades de saúde do município. “É simbólico e servirá de exemplo para que outros locais, públicos e privados, organizem espaços semelhantes”, apontou.

Extrema necessidade

Segundo aponta Angeli no documento, as unidades de saúde seguem uma rotina diária para atendimento dos pacientes. A espera para passar pela triagem e o tempo de espera pelo atendimento médico, na maioria das vezes, chega a ser de uma hora. “Para as mães que estão nas unidades com seus bebês, essa espera se torna difícil na hora da amamentação e até mesmo para trocar a fralda da criança. Nenhuma das unidades de saúde do nosso município conta com um espaço apropriado para que a mãe possa amamentar seu filho. Um local arejado, calmo, sem muitas interrupções, é de grande importância; e também, um lavatório para higienização das mãos”, ressalta o parlamentar. “É de extrema necessidade esse espaço para melhor atender as mães com seus filhos em nossas unidades de saúde”, concluiu.

Publicado em: 26/06/2018 20:50:30