Vereador apresenta reclamações sobre deficiência de serviço de celular

Sinais de dados e até de voz não funcionam corretamente e prejudicam o cidadão

Impressionado com o grande volume de reclamações de cidadãos residentes em diversos bairros por toda a cidade, demonstrando insatisfação dos usuários de serviços de celular, seja para voz ou dados, em 3G e 4G, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou Requerimento, na Sessão Ordinária de terça-feira (19), acionando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), os deputados estaduais Roberto Massafera (PSDB) e Márcia Lia (PT) e os deputados federais Flavinho (PSC) e Lobbe Neto (PSDB), no sentido de cobrar, viabilizar e garantir a melhoria na cobertura e qualidade do serviço prestado na cidade pela operadora Vivo. O parlamentar já havia enviado ofício à mesma empresa, apontando os mesmos problemas e pedindo providências para a solução. Todos os vereadores da Câmara assinaram o documento, compreendendo também que essas deficiências prejudicam as rotinas de lazer e de trabalho dos cidadãos. Angeli repete no Requerimento o relato feito no ofício de que os usuários já haviam feito diversas reclamações na central de atendimento da operadora, sem que nenhuma solução tenha sido dada até agora.

Sem sinal

Moradores demonstraram ainda ao vereador, que entre 5 e 12 de abril deste ano, em alguns bairros da cidade, os serviços de 3G e 4G ficaram totalmente inoperantes, impossibilitando o uso da rede de dados, pela inexistência do sinal. E não é só nos bairros, já que a mesma reclamação é feita pelos usuários da região central da cidade, que percebem a perda de sinal em uma grande faixa, entre as avenidas José Bonifácio e São Geraldo, da Via Expressa até a Rua Humaitá, onde há extrema dificuldade no acesso ao sinal de dados. Mais ao centro da cidade, próximo à Câmara Municipal e à Prefeitura, também há grandes deficiências. Rafael de Angeli lembra ainda no Requerimento que a rede de sinal 4G foi instalada em Araraquara, antes da Copa de 2014 e que em muitas cidades brasileiras já está sendo instalada a nova tecnologia, chamada 4.5G ou 4G+, com até 10 vezes mais velocidade. “A Vivo e as demais operadoras de telefonia móvel não podem simplesmente ‘esquecer’ de nossa cidade. Somos quase 250 mil habitantes. Todos reclamam nos canais de comunicações destas empresas e nada é feito há anos. Precisamos de soluções urgentes, já que vivemos em um século onde o uso de dados é constante e praticamente passamos todo o dia ‘conectados’. Este é, certamente, um pedido de socorro para que olhem nosso problema."

Publicado em: 20/06/2018 09:05:46