Semana sobre uso correto de medicamentos tem ações em diversos pontos da cidade

Com ações na região central e no Vale do Sol, teve início na segunda-feira (7) a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos. O evento, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa do vereador Edson Hel (PPS), autor do projeto de lei que instituiu a data no Calendário Oficial de Eventos do Município, em parceria com a Universidade de Araraquara (Uniara), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Paulista (Unip) e Prefeitura Municipal.

“Quem nunca se automedicou ou medicou seu filho sem orientação do médico ou farmacêutico? Infelizmente, esta é uma prática comum, que precisa ser discutida, pois oferece graves riscos à saúde”, pontuou o parlamentar, enquanto acompanhava os trabalhos de aferição de pressão e averiguação de Índice de Massa Corporal (IMC), feitos por estudantes do curso de Farmácia da Uniara, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale do Sol. “Medicamento deve ser tomado sempre com água, nunca com leite ou outras bebidas, e nas horas corretas”, alertava a universitária, Vanessa Magorpo. A manicure Magali Aparecida Alves Zanucoli aprendeu da pior forma, ao medicar seu filho sem orientação. “Deu uma reação e precisei correr para o hospital e fazer lavagem”, contou. Hoje, ela aconselha a todos: “sei que até agendar e passar por consulta toma tempo, mas o risco que se corre ao se automedicar não vale a pena”. Na Farmácia Central, estudantes distribuíam panfletos e orientavam as pessoas, principalmente sobre o descarte correto de medicamento. “Muitas pessoas descartam no vaso sanitário ou na pia. Na dúvida, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa”, informou a coordenadora do estágio em Saúde Pública do curso de Farmácia da Uniara, Patrícia Bernardi.

Expansão

Na edição deste ano, além de ações em postos de saúde, as atividades também vão envolver cerca de 1500 alunos das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) "Ricardo Monteiro", "Caic do Vale do Sol" e "Professor Henrique Scabello", do Parque das Hortências. Inclusive, a Prefeitura disponibilizou transporte para que os alunos possam participar da Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (Safe), promovida pela Unesp até o dia 11 de maio. A demanda partiu dos diretores e coordenadores das instituições, como explica o vereador Edson Hel. “São territórios com relatos de jovens que fazem uso de abortivos e psicoativos sem prescrição médica e, portanto, necessitam da atuação do poder público para orientação”. A ideia, de acordo com o parlamentar, é, ao longo dos anos, expandir as ações para asilos, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e outros locais onde há grande consumo de medicamentos.

Cronograma

Dias 8 e 9 - das 8 às 12 horas – Orientação e distribuição de panfletos na USF do Vale do Sol e na Farmácia Central

Dia 8 – manhã – Palestra com estudantes da Unip no Caic do Vale do Sol

Dia 8 – tarde – Visita à Safe, da Unesp, por estudantes da Emef do Hortênsias