Dia Municipal do Hino de Araraquara celebra parte da história da cidade

21 de março, Dia Municipal do Hino de Araraquara. A data foi instituída no calendário do município em março de 2016 pela Lei nº 8.679, por iniciativa do então vereador Donizete Simioni. E para celebrar a data, foi realizado um Ato Cívico na Casa de Leis na quarta-feira (21).

A solenidade, que foi presidida pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB), homenageou a autora dos versos, Apparecida Jesus de Godoy Aguiar, que recebeu o Prêmio Coninter Artes, no grau de oficial, honraria outorgada pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes. “Receber esse prêmio foi de uma emoção muito grande, pois os versos são simples, para que as crianças também possam cantar. E através dele eu demonstrei o meu amor por essa cidade”.

O historiador Rogério Tampellini, que organizou uma exposição sobre o hino, discorreu sobre o intuito da data comemorativa. “É um dia para a sociedade conhecer, cultuar, preservar e difundir o símbolo cantado de nossa cidade”.

Cantar diariamente

Porsani ressaltou a importância de reconhecer o trabalho da compositora. “Isso significa o civismo, para as crianças e para nós, adultos. Precisamos colocar esse hino, elaborado há 46 anos, em prática. Quando se sente a música, sentimos o cheiro de Araraquara, como ela mesma fala. O ideal seria que nas escolas fossem cantados, diariamente, o Hino Nacional e o Hino de Araraquara”, completou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Damiano Neto (PP); os vereadores Elias Chediek e Gerson da Farmácia (ambos do MDB); representando a Polícia Militar, o 1° Tenente PM Tavares e o Subtenente PM Galiani; a escritora e secretária da Associação dos Escritores de Araraquara, Adriana Carvalho; além de outros membros da Associação de Escritores e da Academia Araraquarense de Letras.

Publicado em: 23/03/2018 13:00:32