Vereador leva projeto de horta comunitária à coordenadora da Agricultura

Ideia surgiu após visita de Rafael de Angeli à creche no Água Branca

No dia 28 de fevereiro, em visita ao Centro de Educação e Recreação (CER) “Amélia Fávero Manini”, no Água Branca, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) tomou conhecimento de um terreno enorme, atrás da creche, que poderia ser melhor aproveitado. Uma das ideias foi a implantação de uma horta comunitária no amplo espaço. Buscando uma forma de aplicação do projeto, o parlamentar se reuniu, na tarde da quinta-feira (15), com a coordenadora da Agricultura do município, Silvani Silva. “A ideia é ótima, mas precisamos ver quem cuidará, pois uma horta demanda atividades todos os dias. Precisamos envolver a comunidade, uma associação de bairro poderia fazer uma solicitação à Prefeitura para utilização do espaço. Conseguimos dar uma assistência, mas o nosso orçamento não permite algo mais”, afirmou. Sobre o projeto “Horta na Escola”, Silvani destacou o valor de uma atividade nesse sentido. “É muito importante, pois cada vez mais as crianças estão perdendo o contato com a natureza. Mas são vários aspectos a serem considerados, como a questão da água para a irrigação. Isso deve ser construído com a comunidade. É necessário vermos também com a Luciana Gonçalves, secretária de Desenvolvimento Urbano, se já não há um projeto para a área”, destacou. Ela explicou, ainda, que não há funcionários nas escolas para esse fim. “Podemos dar a formação, as instruções e informações técnicas necessárias. Para ter uma ideia, temos apenas um agrônomo para três mil agricultores no município”. A coordenadora vê também a necessidade de se provocar uma discussão sobre as hortas urbanas. “Devemos saber a finalidade dos produtos, o que será feito com uma possível renda. As pessoas devem estar conscientes do trabalho, que é diário. É muito prazeroso, mas há algumas dificuldades”, finalizou. Segundo Angeli, “seria muito bom se todas as creches e escolas do município pudessem ter uma horta para envolverem as crianças. Vamos tentar construir esse projeto com a comunidade”.

Publicado em: 16/03/2018 10:30:56