Vereador conhece estrutura e dificuldades do IFSP

Visualize fotos

Interessado na área educacional do município, o vereador e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gerson da Farmácia (MDB), reuniu-se, na sexta-feira (2), com os diretores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara, Marcel Santos e Mauro de Lucca. O objetivo principal foi entender o funcionamento e os problemas da instituição. Atualmente, são cerca de 950 estudantes matriculados e, nos próximos três anos, a previsão é de que sejam 1.400 devido aos cursos novos que terão todos ciclos completos. Por isso, o fluxo de pessoas é grande e só tende a aumentar, segundo Santos. “Nosso maior problema é em relação ao transporte coletivo, utilizado por 80% dos nossos alunos, pois, em determinados horários, uma linha apenas não é suficiente”, destacou o diretor. Outro problema é a falta de limpeza do terreno localizado ao lado do campus. “Temos uma questão de segurança por conta do mato alto. Há alguns dias, uma aluna foi abordada ao longo desse trajeto por um homem que tentou assediá-la”, afirmou Lucca. O acesso ao Instituto também apresenta riscos aos estudantes devido à alta velocidade dos veículos na Avenida Heitor de Souza Pinheiro, próxima à saída da cidade. Os diretores apontaram a necessidade de uma passarela ou dispositivos de redução de velocidade, a fim de aumentar a segurança dos pedestres. Gerson agendou, via telefone do próprio local, uma reunião com o coordenador de Mobilidade Urbana do município, Nilson Carneiro, com o secretário municipal de Obras e Serviços, João Luís Bernal, e com a presença dos diretores do IFSP para buscar soluções para a questão do trânsito. As outras demandas serão encaminhadas aos setores responsáveis da Prefeitura pelo parlamentar.

 

Melhorias na estrutura

Os diretores também enfatizaram a necessidade de construir uma quadra esportiva no campus. “As aulas de Educação Física são realizadas no pátio por falta de um local adequado”, frisou Lucca. O vereador também constatou que a instituição precisa de um refeitório e de equipamentos para o auditório, como cadeiras e mesas. “Buscarei emendas parlamentares para realizar tais melhorias. Farei tudo ao meu alcance para colaborar com o ensino de qualidade oferecido pelo IFSP”, finalizou Gerson.

 

IFSP

O Instituto é uma autarquia federal de ensino, organizada em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 38 campi e mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo. O ingresso se dá via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para cursos superiores, e Vestibulinho próprio, para a formação técnica. Em Araraquara, são oferecidos os seguintes cursos:

Cursos superiores

Engenharia Mecânica, Licenciatura em Matemática, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo em Mecatrônica Industrial

 

Cursos técnicos concomitantes

Técnico em Informática, Técnico em Mecânica e Técnico em Mecatrônica

 

Cursos técnicos integrados ao ensino médio

Técnico em Informática e Técnico em Mecânica




Publicado em: 06/03/2018 16:01:07