Vereador participa de reunião da 'vizinhança solidária' no Jardim Martinez

Com reuniões, orientações e a ajuda da tecnologia, uma parceria entre a Polícia Militar e os moradores de diversos bairros de Araraquara tem o intuito de resgatar a percepção de segurança. A população tem sido integrada à tarefa de cuidar do seu espaço e ajudar a polícia em seus patrulhamentos através do projeto “vizinhança solidária”. A iniciativa começou há cerca de seis meses na região do Jardim Martinez e hoje conta com um grupo de mais de 200 pessoas. Após visita realizada em dezembro de 2017 ao bairro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) foi convidado a participar da reunião do grupo, realizada na noite de quinta-feira (31), onde os moradores levaram demandas do bairro. Representando a Polícia Militar, o Tenente Cézar Augusto Basso instruiu os moradores sobre as maneiras corretas de como acionar os contatos relacionados à segurança pública. Segundo o Tenente, apesar da interação pelo celular, o alerta é para que o 190 nunca deixe de ser acionado em situações de perigo. “Pode acontecer de a viatura não vir de imediato por estar atendendo outra ocorrência, mas o chamado fica em uma fila de espera e vai ser atendido com certeza”, finalizou. Os moradores Rodrigo Bianchi e Carlos Simões hoje são os administradores do grupo, estreitando relações e permitindo que a Instituição conheça os reais problemas de segurança pública para providências e soluções. “Temos o apoio da polícia, iniciamos a parceria com o vereador Rafael, que vem nos ajudando a solucionar demandas aqui do bairro, e vamos encaminhando as solicitações para serem levadas aos setores da prefeitura”, disse Bianchi. O vereador acredita que ações como esta ajudam a comunidade como um todo. “Se em cada bairro existisse a união da população, com toda a certeza teríamos uma cidade melhor em todos os sentidos. Os munícipes, em contato direto com as autoridades, são beneficiados por nos passarem, quase que instantaneamente, os problemas e situações encontradas no dia a dia”, declarou o parlamentar.

Programa Vizinhança Solidária

O Programa Vizinhança Solidária é um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento. O programa é voluntário e pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região, ou com identificação de um estabelecimento comercial que tenha obtido o Certificado de Análise de Risco de Vulnerabilidade. Devem ser evitadas ações ou iniciativas isoladas, pois a força contra o crime está na união coordenada entre povo e polícia. Para receber os benefícios do Programa Vizinhança Solidária, o cidadão deve procurar a Companhia de Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança da localidade a fim de preencher um requerimento de análise de vulnerabilidade.

Assessoria de gabinete do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

Publicado em: 01/02/2018 13:41:16