Vereador apoia projeto para atendimento de terapias alternativas pelo SUS

Projeto vai ao encontro de portaria publicada pelo Ministério da Saúde

A saúde do corpo vai muito além da ausência de doenças. É o completo bem-estar físico, mental e social. A definição é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pensando nisso, a terapeuta holística Márcia Maria Santana da Silva procurou o vereador Gerson da Farmácia (PMDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a fim de verificar a possibilidade de implantação de ambulatório para atendimento de práticas alternativas, pelo Serviço Único de Saúde (SUS). A proposta, amparada pela Portaria de Nº 849 do Ministério da Saúde, foi apresentada na manhã de segunda-feira (27) à Secretária Municipal de Saúde, Eliana Mori Honain. Na ocasião, a titular da pasta enfatizou sobre a importância da iniciativa. “Atualmente, o foco é na doença, que gera alto custo com medicação. Essas medidas preventivas poderiam ser mais eficazes em longo prazo, além de reduzir a demanda por medicamentos”, sinalizou.

Primeira cidade do Estado

Agora, o parlamentar vai se reunir com a equipe técnica da Câmara para estudar a viabilidade do projeto de lei que, devido às competências estabelecidas em lei, deve ser apresentado pelo Poder Executivo. “Trata-se de um assunto que merece nossa atenção, pois, atualmente, o Município paga muito caro para aquisição de remédios”, pontuou Gerson. O vereador lembrou ainda que, caso seja concretizado, Araraquara seria a primeira cidade do Estado de médio porte a ser beneficiada com a portaria federal. A Portaria do Ministério da Saúde, publicada em março deste ano, incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) oferecidas pelo SUS. Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica.

Publicado em: 07/12/2017 11:11:06