Ariovaldo Cesar Junior recebe Título de Cidadão Araraquarense

Visualize fotos

Araraquara ganhou um novo cidadão em Sessão Solene realizada na quarta-feira (29). Ao lado da esposa, Maria Cristina Rehder, Ariovaldo Cesar Junior recebeu, no Plenário da Câmara, o Título de Cidadão Araraquarense.

Autor da iniciativa, o vereador Zé Luiz - Zé Macaco (PPS) lembrou a simplicidade do homenageado. “Um exemplo de dedicação e carinho aos mais necessitados. Vendo sua trajetória, me emocionei muito, pois o seu começo confunde bastante com a minha vida, já que também vim de família simples. Apesar de todo seu crescimento na vida, se dedica muito ao trabalho em prol do próximo e dos mais necessitados. Só posso agradecer esse exemplo de vida e o trabalho que tem realizado em nossa cidade”, afirmou. Para o promotor de Justiça, Dr. Raul de Mello Franco Júnior, “essa homenagem é realmente justa, equilibrada e merecida. É um cidadão de primeira categoria. Esse título é o reconhecimento de que ele cumpre com algo extremamente importante para a comunidade. Quero parabenizar essa iniciativa e Ariovaldo, juntamente com sua esposa”. Segundo o vice-prefeito Damiano Neto (PP), que representou o prefeito Edinho Silva (PT), “é uma alegria muito grande receber essa homenagem. Ariovaldo é um exemplo de vida. Parabéns ao casal e a todos os familiares”.

O presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), salientou o trabalho realizado por Ariovaldo. “Ele se destacou na nossa comunidade contribuindo para o município. É um reconhecimento a uma pessoa tão contributiva como ele. Ficamos honrados em conceder esse título hoje.” Ariovaldo agradeceu a lembrança e enfatizou: “ninguém faz nada sozinho. Toda essa homenagem que recebi nesta noite devo a todos vocês que estão aqui. As pessoas com quem trabalho são extraordinárias, se dedicam, se desdobram, amam o que fazem. Isso que proporciona o crescimento da obra. Todos nós estamos cientes de nossas responsabilidades diante da vida. Temos que fazer sempre mais, não podemos perder nosso tempo”.

Também participaram da solenidade o vereador Paulo Landim (PT), o diretor do Senai Araraquara, Paulo Sérgio Sassi, além dos filhos do homenageado, Maurício, Luis, Leandro e Alice, e dos netos Laís, Laura, Larissa, Ana Carolina e Gabriel.

 

Sobre o homenageado

Filho de Ariovaldo Cesar e de Maria Aparecida Cesar, Ariovaldo Cesar Junior nasceu em Piracicaba no dia 2 de janeiro de 1950. Estudou em escola pública, terminando o ensino médio. De família muito pobre, começou a trabalhar como engraxate aos nove anos de idade e depois como faxineiro de uma farmácia aos 10 anos de idade. Aos 14 anos, trabalhou como datilógrafo e, aos 20 anos, foi auditor da empresa Price Waterhouse.

Casou-se em 1975 com Maria Cristina Rehder, tendo como filhos Maurício, Cesar, Luis, Leandro e Alice. Em 1980, com 30 anos, chegou a Araraquara para trabalhar como controller na empresa Citrosuco de Matão. Em 1986, com 36 anos, foi aprovado no concurso para agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, onde trabalhou até sua aposentadoria, em 1998. Formado em Administração de Empresas e Economia pela PUC de Campinas, em 1975 e, posteriormente, em Direito pela Uniara, em 1998. De 2005 a 2014, trabalhou como advogado tributarista em seu escritório no Edifício América. Em 1997, foi admitido como maçom na Loja Maçônica Caridade Universal III do Grande Oriente Paulista. Nascido em berço espírita, em 1994, juntamente com um grupo de amigos estudava as obras de Allan Kardec (codificador do Espiritismo) na edícula de sua casa e, imbuído no propósito da difusão da doutrina e na prática da caridade, fundou com os amigos o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, sendo escolhido um dos bairros mais pobres e de maior vulnerabilidade social da cidade: Águas do Paiol. Em 1997, terminaram a construção do Centro com recursos próprios, implantando diversas obras assistenciais para socorrerem as famílias carentes, como sopa fraterna, corte de cabelo, artesanato, distribuição de leite para crianças de 0 a 5 anos, além dos ensinamentos morais transmitidos pela doutrina espírita.

Em contato com as famílias do bairro, verificou-se a preocupação de acolher as crianças e jovens que até então ficavam nas ruas à mercê da criminalidade. Em 2007, foi inaugurada a Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo, com 700m² e 15 salas de aula, sendo implantado o Projeto Social Beija Flor, com a finalidade de receber as crianças de 6 a 15 anos, que frequentam a instituição no contra-turno escolar. Hoje, são acolhidas 137 crianças que realizam atividades como esportes, dança, musicalização, educação para valores, artes plásticas, inglês, informática, dentre outras, além de receberem lanche e almoço, inteiramente gratuitos. Em 1999, foi implantado o Projeto Ensinar a Pescar, em parceria com o  Senai de Araraquara, com 10  cursos profissionalizantes gratuitos, tendo já formado mais de 4.200 jovens, para facilitar a conquista do primeiro emprego. A instituição nunca recebeu ajuda governamental para manter suas atividades, como também não faz doação de cestas básicas, pois acredita que a educação e a profissionalização são o melhor caminho para transformação de vidas. Nesse escopo, com a necessidade da formação do cidadão de bem, está implantando o Projeto Jovem Aprendiz, que visa encaminhar os jovens ao primeiro emprego nas empresas da cidade, com treinamento prático e teórico recebidos na Escola Espírita. Ariovaldo é médium e já psicografou três romances espíritas, sendo eles: "A proposta do coronel", "A escolha" e "Romances proibidos", com tiragem acima de 14 mil exemplares cada um, sendo a renda dos livros revertida inteiramente ao Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. Atualmente, está psicografando o quarto livro, cujo tema tratará da escravidão no Brasil.




Publicado em: 30/11/2017 20:32:35