Câmara digitaliza atas e faz com que história da cidade permaneça viva

Focado em restaurar a história de Araraquara, o Memorial da Casa de Leis, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), digitalizou as atas do Legislativo desde o início das atividades até 1947.

Há alguns anos, os livros com as atas da Câmara Municipal do início do município até 1947 foram enviados para a Casa da Cultura, onde as pessoas podiam ter acesso. Na Câmara, ficaram os livros de 1948 até os dias atuais, que foram digitalizados em 2015. Os livros que se encontravam na Casa da Cultura estavam entrando em estado de deterioração por conta do manuseio e por serem antigos, por isso, aproveitando a comemoração de 200 anos de Araraquara, a secretária municipal da Cultura, Teresa Cristina Telarolli, e a coordenadora executiva de Cultura, Fabiana Virgilio, entraram em contato com Silvia Maria, responsável pelo Memorial da Câmara, para que fosse custeada a digitalização da documentação. Teresa agradeceu à Câmara. “É muito importante o que estamos fazendo, assim mantemos os livros para que as pessoas possam vê-los, mas a consulta será toda via internet, o que facilita a pesquisa dos cidadãos”, afirmou a secretária.

Após todo o processo licitatório, Yashuda aprovou o procedimento. Em agosto, o processo dos Britos foi entregue em celebração ao aniversário da cidade e, na tarde da sexta-feira (24), foram entregues cópias digitalizadas para a Casa da Cultura, e lá estas estarão disponíveis para a população. O presidente ressaltou que “isso faz parte da comemoração dos 200 anos da cidade e visa a facilitar o acesso às atas pela população, onde quer que a pessoa esteja, já que o manuseio dos livros estava deteriorando-os”.

Para Silvia, “esse processo de digitalização é de extrema importância para mantermos a memória da cidade. Com isso, as pessoas terão acesso a tudo que aconteceu desde os primórdios de Araraquara”.

Publicado em: 24/11/2017 15:31:39