Vereador participa do premiado projeto educacional 'Bolinhas de gude'

O presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (PMDB), conferiu de perto o desenvolvimento do projeto “Bolinhas de gude: descobrindo outras formas de ensinar, aprendendo outros jeitos de aprender”, de autoria da professora Cristiane Pereira de Souza, na terça-feira (21), na Escola Estadual Antônio de Oliveira Bueno Filho. A iniciativa recebeu o “Prêmio Educador Nota 10”, sendo um dos 10 finalistas entre mais de 5 mil inscritos. O parlamentar acompanhou a iniciação de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental I no projeto. “É muito legal ver essas crianças aprendendo juntas enquanto se divertem, resgatando uma brincadeira do passado e quase esquecida na atualidade. A professora e a direção da escola estão de parabéns pelo trabalho”, destacou Gerson. De início, os estudantes são estimulados a brincarem livremente com as bolinhas; em seguida, devem realizar pesquisas orais com seus parentes para descobrir modos diferentes de jogar; para, na próxima etapa, estudarem e dominarem as regras de competição, sendo que, ao final, eles propõem uma forma específica de jogar para ser a modalidade própria da turma. Segundo Cristiane, a atividade envolve diversos aspectos, como manipulação de objetos, responsabilidade, pois cada aluno precisa devolver o mesmo número de bolinhas que recebeu para poder ganhar mais unidades na próxima rodada, trabalho em grupo, além de terem a percepção da diferença entre brincadeira, jogo e esporte. “Estamos observando um grande envolvimento dos alunos e um excelente resultado pedagógico com os participantes”, ressaltou a educadora ‘Nota 10’.

Publicado em: 21/11/2017 16:08:57