Projeto social integra capoeira e cidadania em escolas municipais

Vereador Lucas Grecco (PSB) apresentará projeto à Secretaria de Esportes
Visualize fotos

A Abadá-Capoeira é uma entidade sem fins lucrativos, a qual visa à difusão de valores relacionados ao meio ambiente, à cultura brasileira e à integração social por meio da capoeira. Em Araraquara, o projeto atende cinco escolas e conta com 780 alunos matriculados. O vereador Lucas Grecco (PSB) conheceu de perto o trabalho realizado na Emef "Olga Ferreira Campos" na quinta-feira (9), no Jardim Universal. O parlamentar verificou que além de participarem de aulas de capoeira três vezes por semana, os estudantes também cultivam uma horta comunitária dentro da escola. “Nós utilizamos esse esporte como um instrumento para atrair os alunos e agregar valores. Muitos jovens não sabem de onde vêm os alimentos que estão consumindo”, destacou João Lázaro, instrutor da Abadá.

São plantados vegetais, legumes e frutas, para consumo da própria comunidade escolar e famílias carentes da região. “Esse projeto realmente envolveu os alunos. Alguns vêm aos finais de semana para cuidar da horta”, afirmou a diretora da unidade, Maria José da Silva Júlio. A pedagoga escolar Ana Cláudia Cecatto frisou que a ideia inicial era combater o uso de drogas. “Nós tínhamos estudantes consumindo bebidas alcoólicas e com problemas de comportamento agressivo. Com esse projeto, esses jovens já apresentaram melhora.”

Grecco reconheceu a importância da iniciativa e buscará auxílio do Executivo para ampliar o serviço. “Precisamos levar esse trabalho para outras escolas e tornar o espaço escolar mais atraente para os alunos. Levarei as informações colhidas aqui para o secretário de Esportes, a fim de fortalecer esse projeto.”




Publicado em: 09/11/2017 15:20:10