Casa Cairbar recebe Diploma de Reconhecimento Público do Legislativo

“O homem que cumpre o seu dever, a nada mais fica obrigado. Quando o homem faz o que pode, Deus faz por ele o que ele por si mesmo não pode fazer”, disse Cairbar Schutel. Pelos 50 anos de trabalho com base nesse ideal, a única instituição psiquiátrica da cidade recebeu, nesta quarta-feira (8), um diploma de Reconhecimento Público da Câmara Municipal de Araraquara, em cerimônia realizada na própria sede. Para o vereador Elias Chediek (PMDB), que representou o presidente do Legislativo na solenidade, o hospital é um porto seguro para seus pacientes. “Devolver a dignidade humana e a esperança a homens e mulheres tem sido as vitórias da Casa Cairbar, por isso, estamos orgulhosos em conceder essa honraria.” Osvalte Juraci Nogueira, diretor-presidente da instituição, aproveitou a oportunidade para agradecer. “Apesar das dificuldades enfrentadas, hoje é um dia de agradecimento por termos chegado até aqui, por esses 50 anos, pelos nossos parceiros e por essa homenagem. Ainda temos muito o que fazer e contamos com o apoio do poder público para isso.” O pediatra William Pio Martins representou o prefeito Edinho Silva (PT) no evento e destacou a importância do trabalho terapêutico realizado pelo hospital. “As oficinas são a menina dos olhos dessa casa, pois apresentam resultados muito significativos, como a diminuição do uso de medicamentos e a inclusão social. A Prefeitura ajudará ao máximo a manutenção desse serviço.” Os vereadores Gerson da Farmácia (PMDB), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (PP), e Roger Mendes (PP) também participaram do evento.   Hospital Cairbar Schutel O acolhimento humanitário do Hospital Cairbar Schutel começou em 16 de julho de 1967. Iniciou seu trabalho ambulatorial em 1970, e em abril de 1972, as atividades hospitalares, recebendo pacientes egressos de hospitais públicos estatais, como o sanatório do Juqueri. Até 1985 trabalhou intensamente no aumento da capacidade de atendimento e na consolidação da estrutura técnico-administrativa, chegando a ter 220 leitos de internação para pacientes crônicos e agudos. Com o passar do tempo vieram as mudanças instituídas pela reforma psiquiátrica, em 2001, o surgimento de novas terapias e novas propostas de tratamentos, com foco na evolução do ser humano por meio da reinserção social, tendo como estratégias o trabalho, a formação profissional e a promoção de melhor qualidade de vida Nas oficinas terapêuticas Produtivas e Expressivas, os pacientes recebem tratamento multidisciplinar e também um incentivo financeiro, e podem participar economicamente da dinâmica familiar. Atualmente, a Casa Cairbar recebe pacientes de 24 municípios, conta com 25 leitos para internações masculinas e 15 vagas femininas. Nas oficinas, 80 pacientes são atendidos diariamente.

Publicado em: 08/11/2017 15:37:56

Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA