Araraquara celebra Dia do Imperador com exposição e solenidade na Câmara

O dia em que o Imperador Dom Pedro II visitou a cidade de Araraquara, há 131 anos, foi tema da solenidade realizada na tarde da segunda-feira (6) no Plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, o vereador e segundo secretário Edson Hel (PPS) falou da importância da lei, de sua autoria, que instituiu a data de 6 de novembro como o Dia do Imperador. “O intuito da lei é relembrar a visita do Imperador à Morada do Sol, a qual deixou um legado de conhecimento às gerações futuras”.

O professor e historiador Rogério Belmiro Tampellini, parceiro no projeto de lei, apontou para a necessidade de conhecer e cultuar nossa história. “A sociedade tem que valorizar nosso legado histórico, nossos heróis!”, ressaltou. A importância de preservar o passado pautou os discursos da maioria dos presentes, como o do delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, o 1º Tenente César Ricardo Velasque Trindade. “Nós temos que manter vivos os fatos que retratam nossa história”, salientou. A Casa Imperial e o Círculo Monárquico Brasileiro foram representados por Arlindo Amaro Vieira Filho. “Por mais breve que tenha sido a passagem do Imperador, ela deixou profundas marcas na população local”, assinalou, lendo carta escrita pelo Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, que não pôde estar presente em razão do falecimento de sua irmã, a princesa Isabel de Orleans e Bragança, ocorrido no último domingo na capital fluminense. A sessão contou com um momento emocionante. Quebrando o protocolo, o Subcomandante Major PM Luís Roberto Moreira Filho, representante do comandante do 13º BPM/I Tenente-Coronel Adalberto José Ferreira, pediu a palavra para homenagear a autora do hino de Araraquara, Aparecida de Godoi Aguiar. “Gostaria de trazer luz à presença desta senhora que tão belamente retratou a história da nossa cidade”, disse, comovendo os presentes.

Participaram também da cerimônia o vereador José Carlos Porsani (PSDB), o vice-prefeito Damiano Neto (PP), a conselheira do Clube Araraquarense Ana Maria Coan e o 1º Sargento da Marinha Eduardo Rigo. A cerimônia abriu a exposição temática com réplicas do acervo da família imperial, que segue para visitação do público até o dia 10 deste mês no Saguão da Casa de Leis. Para 2018, a população pode contar com um evento ainda mais grandioso. “Estamos articulando a vinda de peças do acervo do Museu Real, no Rio de Janeiro”, adianta Tampellini.

Publicado em: 06/11/2017 17:18:48