Visita do imperador Dom Pedro II a Araraquara completa 132 anos

Visualize fotos

Imperador Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, conhecido como "D. Pedro II"

O Memorial da Câmara Municipal relembra o momento histórico, 6 de novembro de 1886, quando da visita ilustre do Imperador Dom Pedro II a cidade de Araraquara, fato retratado no Álbum de Araraquara de 1915.  

Homenagens póstumas

Dom Pedro II foi homenageado no município de Araraquara, denominando via pública conhecida como "Avenida 3", através da Lei nº 223, de 1º de julho de 1914.

Foi homenageado também no Calendário Oficial de Eventos do município de Araraquara, com o "Dia do Imperador", através da Lei nº 9113, de 17 de outubro de 2017.

 
Nota (pequena biografia): Dom Pedro II nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro, filho de Dom Pedro I e da Imperatriz Maria Leopoldina. Perdeu os pais ainda menino e pouco contato teve com as irmãs.  Jovem tímido, passava os dias estudando e os livros era a fuga do mundo real. Aos 15 anos de idade, depois de uma manobra que oficializou a redução da sua maioridade, D. Pedro II foi coroado, em 18 de julho de 1841, em cerimônia solene, Imperador do Brasil. Em 1843, esposou sua prima pelo lado materno, Teresa Cristina, por procuração, como era costume naquela época. Após oito anos de sua coroação, o Brasil já tinha estabilidade interna e prosperidade econômica, elevando a moral do país na Europa e nos EUA. Durante quase 50 anos de governo, incentivou as artes e as ciências, ganhando reputação por estudiosos daquela época. Assistiu à consolidação da cafeicultura e empreendeu tentativas de desenvolvimento urbano e industrial. Dom Pedro II deixou o Brasil dois dias após a proclamação da República, em 17 de novembro de 1889, falecendo em Paris, em 5 de dezembro de 1891, aos 66 anos.

 

Texto: Silvia Gustavo/Memorial  

Fontes:




Publicado em: 06/11/2018 07:00:01