José Carrascossi recebe Título de Cidadão Araraquarense

Em solenidade realizada na noite de sexta-feira (27), a Câmara Municipal entregou a José Devanil Carrascossi o Título de Cidadão Araraquarense. A emoção não demorou a chegar. A exibição de um vídeo com diversos depoimentos de familiares e amigos já levou Carrascossi e muitos dos presentes às lágrimas, inclusive seu filho Henrique Luiz Carrascossi, que subiu à Tribuna para expressar mais alguns sentimentos. “Posso lhe resumir em duas palavras: grande homem. Um grande homem que consegue fazer um mundo melhor só com a sua existência. Sempre colocou a família em primeiro lugar.”

O vice-prefeito Damiano Neto (PP) representou o prefeito Edinho Silva (PT). “É uma honra estar aqui hoje. Uma justa homenagem para essa figura que sempre contribuiu e ainda contribui com o nosso município. Uma pessoa séria, religiosa e muito comprometida. É um reconhecimento feito com muito mérito”, disse.

Representando o presidente da Casa de Leis, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), o vereador Paulo Landim (PT), autor da indicação, afirmou ser uma honra oferecer esse título - o primeiro do mandato - ao homenageado. “Conheço o Devanil há uns 28 anos, ele me ensinou a jogar bola. Pessoa humilde, serena. Merece tudo isso. Um grande homem, uma pessoa que aprendi a admirar.”

Coube ao vereador Lucas Grecco (PSB), a leitura do Decreto Legislativo nº 980 que concede o título a Carrascossi. “Justa e merecida homenagem. Dia que fica marcado na história do Devanil.”

O homenageado contou diversas histórias, sempre lembrando com saudades da esposa, Sonia. “Isso vale tudo para mim. Vocês que estão aqui hoje fazem parte da minha vida, são a minha família. Essa família que me trouxe aqui. A marca de cada um de vocês está nesse título. Araraquara me abriu as portas, só tenho que agradecer. Isso vai marcar a minha vida, nunca me esquecerei disso.”

Também estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB) e Juliana Damus (PP).

Sobre o homenageado

Nascido em Nova Europa, no dia 4 de dezembro de 1943, José Devanil Carrascossi é filho de Eduardo Carrascossi e Rosa Bitito Carrascossi. É neto de Miguel Carrascosa e Antonia Carrascosa, imigrantes da região de Granada, Espanha, que chegaram ao Brasil no início do século XX, fugindo de conflitos no continente europeu.

Viveu até os oito anos de idade em um sítio, estudando até a 3ª série na região da Vila de Araruba, próxima à cidade de Nova Europa. Aos 9 anos, mudou-se, juntamente com os pais, para a cidade de Araraquara, momento em que sua família se estabeleceu no bairro Nossa Senhora do Carmo. Ingressou no colégio Florestano Libutti, local em que ficou apenas por um ano, concluindo a 4ª série do ensino fundamental. Nestes tempos, passou a ajudar seus pais no mercadinho que montaram em frente de sua própria casa. Além disso, também trabalhava como engraxate para ajudar a pagar as contas de casa. Nestes tempos, aproveitava para ir à tradicional Festa do Carmo, aproveitando a oportunidade de ganhar um pouco mais de dinheiro. Aos 15 anos de idade, iniciou sua carreira na área de mecânica de automóveis, na antiga agência da Ford, localizada na Avenida 7 de Setembro, local hoje ocupado pela concessionária Chevrolet. Neste local, trabalhou até os 20 anos de idade. Após essa primeira oportunidade no ramo de automóveis, foi trabalhar em outra oficina, a Vemara, local em que permaneceu até os 22 anos de idade. Após ter adquirido experiência, mesmo ainda sendo muito jovem, decidiu empreender em negócio próprio. Desde então, presta serviços de mecânica na tradicional empresa Mecânica Chefor, no bairro do Quitandinha, há cerca de 45 anos.

Em 3 de dezembro de 1966, casou-se com Sonia Magali Rocha Carrascossi, após quatro anos de namoro, com quem teve cinco filhos: Luis Eduardo Carrascossi, Sergio Luiz Carrascossi, Élson Luiz Carrascossi, Elaine Aparecida Carrascossi e Henrique Luiz Carrascossi. Tem cinco netos: Alex, Alison, Guilherme, Francisco e Maria Clara. Também prestou serviços à comunidade da Igreja Católica junto ao cursílio do PLC/ CLC por cerca de 30 anos. Exerce ainda hoje atividades como ministro de eucaristia na comunidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo, levando eucaristia no domicilio de enfermos rotineiramente. Realiza em sua oficina mecânica uma missa mensal em louvor a São José há mais de 25 anos.

Publicado em: 27/10/2017 17:32:20