Vereadora chama a atenção para cidadania no lançamento da campanha 'Respeite'

Embora haja leis claras e vagas específicas reservadas para idosos e pessoas com deficiência física e intelectual nos espaços públicos da cidade, o que se observa no dia a dia é um constante desrespeito a esses direitos, daí a necessidade de conscientização. “É uma questão de cidadania”, observa a vereadora Juliana Damus (PP), que representou a Câmara Municipal no lançamento da campanha “Respeite”, na segunda-feira (23), no Paço Municipal. A campanha, promovida pela Prefeitura, tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos de utilização pública e os assentos especiais no transporte público da cidade. A campanha envolverá anúncios em rádios, outdoors e banners em ônibus. Além disso, o Grupo Anjos do Trânsito realizará performances em cruzamentos movimentados da cidade, orientando sobre os direitos das pessoas com mobilidade reduzida e necessidades especiais. Juliana está engajada na questão há muitos anos. “Em 2005, a Prefeitura colocou em prática uma lei de minha autoria que reserva vagas para os idosos nos estacionamentos de utilização pública e já havia vagas para pessoas com deficiência. Mais de uma década se passou e estamos aqui fazendo outra campanha”, observa. A vereadora também ajudou a organizar a campanha atual. Com esse propósito, ela se reuniu, em agosto deste ano, com o Coronel João Alberto Nogueira Jr. (secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública), Elisa Santos (assessora Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência), Nilson Carneiro (coordenador de Mobilidade Urbana), Maria Fernanda Luiz (coordenadora de Direitos Humanos), Denise Magrini (da Coordenadoria de Mobilidade Urbana) e Claudemir Bueno (gerente da Estapar). A vereadora destaca a importância da formação constante. “Campanhas em escolas e espaços públicos, que atinjam o maior número possível de pessoas, são essenciais. É necessário saber se colocar no lugar do outro. Agradeço e parabenizo o Executivo por olhar para essas pessoas que, de alguma forma, têm dificuldade de locomoção”, declara a parlamentar.

Estiveram presentes no lançamento da campanha “Respeite” os vereadores Edson Hel (PPS), Edio Lopes (PT), Toninho do Mel (PT), Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (PP), o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (PP), Nilson Carneiro e Elisa Santos.

Fotos de Paulo Mantoanelli/Prefeitura Municipal

Publicado em: 24/10/2017 13:32:08