Historiador pede apoio a projeto que cria Dia do Imperador em Araraquara

Rogério Belmiro Tampellini, credenciado pela Missão Apostólica de Araraquara – Associação Cristã de Beneficência, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão da terça-feira (10), para defender a aprovação do Projeto de Lei nº 270/17 de autoria do vereador Edson Hel, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia do Imperador.

Tampellini agradeceu a vários vereadores pelo apoio às suas sugestões, ao Exército Brasileiro, que enviou documento acerca da utilização da Bandeira Imperial como símbolo em manifestações cívicas e culturais, e lembrou que o príncipe Dom Luis de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial Brasileira, manifestou oficialmente à Câmara o apoio ao Projeto de Lei. O Projeto institui o dia 06 de novembro, Dia do Imperador, pois nessa data em 1886, esteve em nossa cidade o Imperador D. Pedro II. “Infelizmente é uma data que está se perdendo. As novas gerações não conhecem, não sabem disso, e a nossa intenção é que esse dia possamos resgatar um fato importante de nossa história.” Para o historiador, “não é somente instituir uma data comemorativa. Tem muita coisa por trás desse ato. Eu me comprometo a dar sequência nessas comemorações, como estamos fazendo com o Dia da Bandeira de Araraquara e com o Dia do Hino de Araraquara, já indo para sua terceira edição. Não vamos deixar isso morrer”. Como parte das comemorações já está programada uma exposição na Câmara Municipal, de 06 a 10 de novembro, com imagens, documentos e objetos referentes a visita do Imperador e ao regime imperial brasileiro. A possibilidade de um membro da Casa Real, um príncipe, aqui em Araraquara é muito grande, o que deve ser definido nos próximos dias.

Serão realizadas atividades culturais, esportivas, palestras em escolas e celebrações religiosas por conta da visita do Imperador à Matriz de São Bento. Ao final de sua explanação lembrou de nomes relacionados a visita do Imperador D. Pedro II a Araraquara: Antônio Carlos de Arruda Botelho, Conde do Pinhal, que foi presidente da Câmara de Araraquara e possivelmente o grande responsável pela visita do Imperador; José Estanislau de Oliveira, o Barão de Araraquara; Dr. Randolfo Margarido da Silva, Coronel José Pinto Ferraz, Major Joaquim Duarte Pinto Ferraz e Mafalda Carolina, que hospedaram o Imperador na cidade. Lembrou dos vereadores que compunham a Câmara na época, e do senhor Almeida, um desconhecido que entregou a D. Pedro II um estudo e uma sustância, dizendo que era eficaz contra o veneno de cobras. “O Dia do Imperador é para resgatar esses personagens que fazem parte da nossa história”, encerrou.

Publicado em: 10/10/2017 20:25:59