Antigo PS do Melhado será transformado em Centro Municipal de Estabilização, afirma secretária da Saúde

Local também terá serviço de exames de raio X, tomografia, endoscopia, colonoscopia e outros

Durante reunião da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara — composta pelo presidente Gerson da Farmácia (PMDB) e pelos vereadores Paulo Landim (PT) e Zé Luiz (PPS) —, realizada na quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Araraquara, a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, afirmou aos vereadores que está nos planos da Prefeitura e do prefeito Edinho Silva (PT), a transformação o antigo Pronto Socorro do Melhado em Centro de Municipal de Estabilização. De acordo com ela, com a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valle Verde, o atendimento de urgência e emergência no município atende os padrões do Ministério da Saúde, restando solucionar a alta demanda por internações e exames médicos. Eliana falou para uma plateia formada pelos vereadores Edson Hel (PPS), Lucas Grecco (PSB), Rafael de Angeli (PSDB), Roger Mendes (PP) e Thainara Faria (PT).

22 leitos

Eliana informou que a cidade hoje possui três UPAs, com capacidade para cobrir até 300 mil pessoas. O Melhado [antigo Pronto Socorro] está fechado e a proposta para o prédio é solucionar o problema com as internações. “A estrutura do Melhado é excelente e vamos abrir 22 leitos, com quartos individuais e banheiro privativo. Nas UPAs o paciente não pode ficar mais do que seis horas e não tem um espaço para estabilização e observação, o que seria o ideal para otimizar as vagas”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária da Saúde, a Prefeitura tem um déficit de 45 leitos e uma parte foi solucionada através da inauguração de 18 novos leitos na Santa Casa. Com a proposta de um Centro Municipal de Estabilização, a Prefeitura chegaria próximo de uma solução para este gargalo. “Em parceria com a Santa Casa será feita uma triagem dos casos e os mais graves serão encaminhados para lá. No Centro de Estabilização seriam oferecidos ainda exames especializados, como por exemplo, raio X, tomografia, endoscopia e colonoscopia. O espaço contará ainda um posto médico e de enfermagem 24h”, afirmou. A estimativa da administração municipal é de que serão necessários R$ 8 milhões para concluir as adequações necessárias de instalação no imóvel do antigo Pronto Socorro — sendo R$ 4 milhões para a reforma e ampliação e R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos para realizar exames e mobilizar os diferentes leitos. Duas, das 22 unidades, serão para isolamento de pacientes.

Outros questionamentos

Respondendo a outros questionamentos dos vereadores, Eliana ainda falou sobre a falta de medicamentos na rede básica de Saúde e também sobre a fila de espera por atendimento psicológico. De acordo com ela, a Prefeitura adquiriu medicamento e já iniciou a distribuição nas unidades. Sobre a disponibilidade de psicólogos na rede básica, ela admitiu o problema e disse que a Câmara aprovou projeto da Prefeitura, autorizando a abertura de vagas para a contratação de novos profissionais da área. “A Prefeitura está empenhada em solucionar todos os problemas da Saúde, porém, a população também está empobrecida, saindo em grande número dos planos privados de saúde e procurando cada vez mais a rede pública, dificultando o planejamento mensal para a aquisição de medicamentos”, finalizou.

Publicado em: 28/09/2017 17:52:14