Após proposta, Prefeitura inicia emissão de Certidão Negativa de Débitos Municipais pela internet

A expedição da Certidão Negativa de Débitos Municipais de Araraquara (CND) será emitida on-line. A novidade e celeridade no processo — antes demorava até dez dias para emissão — é uma iniciativa da Prefeitura atendendo pedido do vereador Edson Hel (PPS) e deve facilitar para o contribuinte que necessita do documento. Para emitir a CND, basta acessar o site da administração municipal (www.araraquara.sp.gov.br), na aba ‘Espaço do Cidadão’. Para o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, a iniciativa representa grande avanço, uma vez que o contribuinte antes tinha que ir até a sede do Executivo para solicitar e retirar o documento. “Agora este serviço passa a ser online, ou seja, qualquer contribuinte pode através da internet, da comodidade de sua casa, entrar no site da Prefeitura e emitir seu documento”. Além dos cidadãos, quem comemorou a iniciativa foram os representantes de escritórios de contabilidade, que podem emitir o documento com maior rapidez para seus clientes. José Luciano Ulian Junior, do escritório Araraquara, afirma que a novidade proporciona economia de tempo, com a emissão via internet. “Agilizará nosso tempo, pois qualquer cadastro que vamos fazer para nossos clientes necessita da emissão da Certidão. Antigamente dávamos entrada e demorava até dez dias. No último período o prazo havia melhorado para um ou dois dias, através do sindicato e do vereador Edson Hel. A CND online representa a agilidade, tanto para empresa, quanto para o cliente”, definiu. Benedito Ribeiro, do escritório Audiplan, vai na mesma linha. “Vai melhorar muito nosso trabalho, em especial no atendimento ao cliente, que as vezes precisa emitir o documento e aí precisa vir preencher uma série de documentos, coletar assinaturas e protocolar. Tendo online é o fim da burocracia e facilita, pois, entrega para o cliente na hora”, afirmou. Sensível ao problema enfrentado pelos escritórios de contabilidade e população em geral, Edson Hel acredita que este é um problema superado. De acordo com o parlamentar, foram diversas reuniões, desde o início do ano, com o sindicato e representantes da Prefeitura, para que o novo sistema pudesse virar realidade. “Trabalhei na Prefeitura, na Sala do Empreendedor, e uma das demandas apresentadas pelos contadores era a emissão da CND via internet. Isso facilitará muito a vida dos contabilistas, pois as empresas que venham a participar de uma licitação, ou transação imobiliária, agora podem retirar de forma rápida e prática”, finalizou.

Publicado em: 28/09/2017 08:54:39