Faça chuva ou faça sol, há um profissional cuja presença é certa pelas ruas da cidade: o carteiro. Apesar dos avanços tecnológicos nas comunicações, eles continuam transportando notícias e aproximando pessoas cotidianamente. O reconhecimento pelo seu trabalho é comemorado anualmente na cidade de Araraquara no dia 25 de janeiro, o Dia Municipal do Carteiro, que foi instituído em 2011 por uma lei de autoria do vereador Edio Lopes (PT).
Nesse dia, tradicionalmente, um carteiro indicado pela administração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em Araraquara recebe o Prêmio “Adão Couto” pelos serviços prestados no ano anterior. A solenidade deste ano foi realizada na sexta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal, e homenageou o profissional Benedito Carlos de Oliveira. “Esse prêmio é mais do que merecido. Benedito é um profissional pontual, competente e que sempre se destaca em seu trabalho”, apontou o gerente de distribuição Ademilson Pereira da Silva. “Em seu convívio com as pessoas, o carteiro acaba virando um amigo da comunidade, e ele é uma dessas pessoas amigas”, completou. Representando o presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), o vereador Edio Lopes declarou-se satisfeito por participar de mais uma outorga do prêmio criado pela lei de sua autoria. “Esse prêmio é um reconhecimento não apenas de seus pares, mas também da cidade, da sociedade, da Câmara Municipal e do Executivo”, disse. Ele destacou a simplicidade de Oliveira em seu modo de tratar as pessoas e sua fidelidade à Ferroviária. “Ele é uma presença constante com seu genro em todos os jogos, torcendo e incentivando o time”, revelou. Emocionado com os depoimentos dos amigos e familiares, Oliveira agradeceu pela homenagem. “Todas as palavras de afeto que recebi esta noite me deixam muito feliz, assim como ver minha família e amigos reunidos aqui. Só posso agradecer por esse reconhecimento pela profissão que exerço com tanta satisfação.” O prefeito em exercício, Damiano Barbiero Neto (PP), e a deputada estadual Marcia Lia (PT) enviaram representantes à solenidade.
O homenageado
Benedito Carlos de Oliveira nasceu em Guaxupé/MG, no dia 1º de março de 1959. É filho de Isaura Marray de Oliveira e Pedro de Oliveira.
Ele vem de uma família grande, tem 6 irmãos: Maria Aparecida, Luzia, Dalva, Maria Salete, Rosa Maria e Antônio. Viúvo, tem também duas filhas – Tatiane, casada com Milton Assad e Lorrane Cristina, casada com Alexandre Mariano –, além de uma neta, Júlia, filha da Tatiane. A sua história com Araraquara começou em 1978, quando aqui fixou residência. No mesmo ano, conseguiu emprego na tecelagem Haddad, na Vila Xavier, onde trabalhou até outubro de 1981. Em 21 de outubro de 1981, foi admitido nos Correios, na função de carteiro, onde está até hoje, completando quase 36 de trabalho. Em todos esses anos de dedicação e serviço à população, fez muitos amigos. Solícito, busca sempre ajudar ao próximo sempre que tem uma oportunidade. Uma dessas ocasiões é o Natal, quando entrega brinquedos para crianças carentes juntamente com seus colegas dos Correios.
Publicado em: 22/09/2017 18:01:54