Com quase 300 quilos, homem não consegue tratamento na rede básica

Vereador Edson Hel (PPS) busca auxílio para o caso

Pesando aproximadamente 286 quilos, Antônio Carlos Oliveira Silva, morador do bairro Cecap, em Araraquara, precisa de tratamentos de saúde urgentes, em busca da cura para a obesidade mórbida. Com o objetivo de verificar a situação e conseguir auxílio para solucionar o problema, o vereador Edson Hel (PPS) visitou a residência de Silva na sexta-feira (22).

Em conversa, o parlamentar tomou conhecimento de sua história. Há 11 anos, ele passou por uma depressão, que o fez engordar 100 quilos em três meses. “Antes eu pesava 150 quilos e conseguia viver normalmente. Ministrava aulas de defesa pessoal e trabalhava com vendas”, destacou Silva.

Dificuldades

Atualmente, o morador do Cecap não consegue se locomover sozinho e dá apenas poucos passos de um cômodo para outro de sua casa. “Há alguns dias eu caí e minha esposa precisou acionar o resgate. Foram necessários seis homens e mais de duas horas para me erguerem. Além disso, estive exposto ao risco de sufocamento.”

Outra dificuldade apontada é a falta de acesso ao tratamento para emagrecimento, pré-requisito para a cirurgia bariátrica. “Preciso perder 100 quilos para ser operado, mas a rede básica de saúde do município declarou que não tem condições de tratar do meu caso. E nós não temos recursos financeiros. Vivemos com um auxílio de R$ 1.200”, afirmou Silva.

Hel se comprometeu a levar o caso à Secretaria da Saúde. “Buscarei, de todas as formas, encontrar uma solução para esse problema. Entrarei em contato com as autoridades competentes até resolver essa situação”, finalizou o vereador.

Publicado em: 22/09/2017 17:41:32