As mestras e os mestres na linha e agulha tiveram seu dia incorporado ao calendário oficial de eventos do município: 25 de maio é o Dia da Costureira e do Costureiro em Araraquara. A lei de autoria do vereador Toninho do Mel (PT) foi sancionada na quarta-feira (20) pelo prefeito em exercício, Damiano Neto, e entrará em vigor a partir de sua publicação.
A data poderá ser comemorada com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos. Os recursos necessários para atender as despesas com a execução dessa lei serão obtidos mediante doações e campanhas, sem acarretar gastos ao município.
De acordo com a pesquisa realizada pela assessoria do parlamentar, a maioria (87%) dos profissionais da costura é composta por mulheres que estudaram até o ensino fundamental. A categoria movimenta anualmente mais de R$ 4 bilhões, representando 5% do faturamento total do setor de vestuário.
“Milhares de fábricas empregam costureiras e costureiros, movimentando a economia de suas cidades, como acontece aqui em Araraquara. Foi pensando nesses profissionais do nosso município que eu criei essa lei”, destacou Toninho do Mel.
Publicado em: 21/09/2017 13:37:50