Por iniciativa do presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara, Gerson da Farmácia (PMDB), e de estudantes coordenados pela professora Ana Cláudia Nunciato, da Universidade de Araraquara (Uniara), o prefeito em exercício, Damiano Neto (Progressistas), sancionou, na quarta-feira (20), a lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular.
De acordo com a proposta, o dia 13 de setembro será considerado o marco na luta pela conscientização da população sobre a prevenção de lesão medular. Atualmente, segundo dados apresentados na justificativa da lei, 46% das lesões são oriundas de acidentes de trânsito, 21% motivadas por quedas, 18% em águas rasas, 4% em atropelamentos e 1% são causados por armas de fogo.
A assinatura da sanção foi feita no gabinete do prefeito, no sexto andar da Prefeitura, e contou com a presença, além da professora da Uniara, das estudantes Mariane Cristine Frigere, Caroline de Souza Briganti e Luana Cristina Dinato, do terceiro ano de Fisioterapia, que desenvolvem Iniciação Científica na área de prevenção a lesão medular. “Por atenderem pacientes diariamente na clínica da Uniara com lesão medular, a questão da prevenção se tornou um projeto de extensão, afinal, os índices, em especial no trânsito, são alarmantes e a prevenção é sempre o melhor caminho”, explicou a professora Ana Cláudia Nunciato, da Fisioterapia Uniara.
Ação integrada
Já o vereador Gerson da Farmácia comemorou a aprovação da lei e defendeu uma ação integrada com diferentes setores da Prefeitura para promover a conscientização da população sobre o tema nas escolas municipais, unidades de Saúde e projetos sociais realizados pelo Poder Público Municipal. "Esta lei é importante não só para Araraquara, mas devia ser levada para outras esferas, afinal, alia prevenção e saúde. Com a instituição de uma data para conscientização é preciso trabalhar para criar as condições e mecanismos para realizar uma ação integrada com a Coordenadoria de Trânsito. Essa parceria é fundamental, pois mais de 46% das lesões são oriundas de acidentes automobilísticos", finalizou.
Publicado em: 20/09/2017 17:05:00