Vereadores participam do 1º Encontro da Uvesp

Com o objetivo de promover a integração e a capacitação dos agentes públicos, principalmente do Legislativo, a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com o Parlamento da Região Central do Estado, organizou o “1º Encontro de Parlamentares” na sexta-feira (15) no auditório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em Araraquara. Para o presidente da Câmara Municipal de Araraquara e primeiro secretário do Parlamento, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), que participou da organização do evento, essa iniciativa é fundamental para a eficiência do Legislativo. " Vinte e seis municípios de uma região de quase 1 milhão de habitantes estão presentes aqui. Hoje, temos mais de 100 agentes públicos envolvidos nessa troca de experiências e aprendizado."

Alliny Sartori, presidente do Parlamento, foi a responsável pela iniciativa e frisou: "Para que a população entenda o papel do Legislativo e o valorize, primeiro os próprios vereadores precisam estar capacitados para exercer sua função, sendo essa a principal finalidade dessa atividade". A programação do encontro contemplou um seminário de palestras, a assinatura de um convênio entre a Uvesp e a Universidade de São Paulo (USP), e uma discussão de Propostas do Parlamento.

Seminário

O cientista político Alberto Almeida apresentou um aplicativo chamado "Recursos Já", que auxilia os parlamentares a fazer projetos de lei. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE),  Dimas Ramalho, ministrou a palestra "Controle Externo - Papel do TCE".

Convênio

A parceria com a USP prevê a oferta de cursos presenciais e à distância, ministrados por professores da própria universidade, visando à formação democrática da sociedade brasileira. Segundo o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), a democracia é o melhor regime que existe. "A capacitação do Legislativo é fundamental para a sociedade moderna, pois cabe aos parlamentares realizarem as mudanças necessárias para o futuro, aprimorando as leis."

O prefeito Edinho Silva (PT) participou do encontro e destacou: "A Câmara é a instituição mais próxima à população. Por isso, precisamos ouvir e atender o vereador. Ele é quase um ouvidor 24 horas dos cidadãos e conhece suas demandas", destacou. Para o chefe do Executivo, atividades como essas fortalecem o município. "Nós temos que recuperar as forças das instituições democráticas do nosso país. O presidente da Câmara, Jeferson Yashuda, está de parabéns pela iniciativa", completou.

O evento também contou com a presença dos vereadores Edio Lopes (PT), Elias Chediek (PMDB), Edson Hel (PPS), José Carlos Porsani (PSDB), Juliana Damus (PP), Rafael de Angeli (PSDB), Paulo Landim (PT), Roger Mendes (PP), e Toninho do Mel (PT), além do presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.

Publicado em: 15/09/2017 18:29:41